Proteção e promoção dos direitos laborais no âmbito do Corredor Bioceânico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4286

Palavras-chave:

direitos humanos sociais, sistemas jurídico-trabalhistas, relações de trabalho, Corredor Bioceânico

Resumo

Tendo em vista a implantação do Corredor Bioceânico, o presente artigo analisa o impacto deste para as relações de trabalho que serão incrementadas em seu âmbito, traçando como objetivo analisar os sistemas jurídico-trabalhistas dos países partes e as normas internacionais e regionais aplicáveis na perspectiva de demonstrar a necessidade de proteger e promover os direitos humanos sociais. Por resultado, verifica-se a ocorrência de uma série de assimetrias entre os países parte do projeto, com diferenças quanto ao nível de proteção dos direitos humanos sociais que ao fim implicam não apenas na disparidade normativa, mas em lacunas da proteção das relações de trabalho em todo o projeto, o que reafirma a necessidade de proteção e promoção dos direitos sociais. Além disso, tem-se como um caminho possível de mitigação desses pontos o fortalecimento das instituições estatais e laborais, em especial os sindicatos. Para tanto faz uso da pesquisa bibliográfica e do método dedutivo como suporte de análise.

Biografia do Autor

Ynes da Silva Felix, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doctora en Derecho por la Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente em el Programa de Posgrado en Derecho de la Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente en la Facultad de Derecho de la Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aldo de Almeida Nunes Filho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doctorando em derecho por la Universidade de São Paulo (USP). Máster en Derecho por la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

João Victor Maciel de Almeida Aquino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Máster em Derecho por la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ALMEIDA, Luciane Pinho; TEIXEIRA, Léia Lacerda; FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento. A importância do estudo dos impactos sociais junto às comunidades dos territórios que integram o Corredor Rodoviário Bioceânico. Interações, Campo Grande, v. 20, n. 1, p. 285–96, 2019.

ARGENTINA. Ley n. 20.744, de 11 de setiembre de 1974. Ley de Contrato de Trabajo. Boletín Nacional, Buenos Aires, 27 sept. 1974. Disponible em https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-20744-25552/texto. Acceso el 2 marzo 2023.

BARROS, Cassio Mesquita. Perspectivas do Direito do Trabalho no MERCOSUL. São Paulo: LTr, 2011.

BELTRÁN, Ari Possidonio. Os impactos da integração econômica no direito do trabalho: globalização e direitos sociais. São Paulo: Ltr, 1998, p. 243.

FÉLIX, Ynes da Silva. Solução dos conflitos coletivos do trabalho: negociação coletiva no âmbito do mercosul. São Paulo: PUC/SP, 2001.

FRANCO FILHO, Georgenor de Sousa. Negociação coletiva transnacional. In: Curso de Direito Coletivo do Trabalho. FRANCO FILHO, Georgenor de Sousa (Coord.). São Paulo: Ltr, 1998, p. 299.

GOMES, Josélin Fiorin. Harmonização Jurídica na União Europeia e no Mercosul: a Dialética Construção da Integração Regional. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI/UFU, 21., Direito Internacional. Uberlândia, 2012. Anais [...]. Uberlândia: CONPEDI/UFU. p. 6238–268, 2012. V. 1.

LIMA, Aldo José Fossa de Sousa. Negociação coletiva transnacional: o acordo supranacional dos metalúrgicos do Brasil e da Argentina com a Volkswagen. Piracicaba: [s.n.], 2006.

PARAGUAI. Lei n. 879, de 1981. Código de Organização Judicial. Assunção: Corte Nacional de Justiça. Disponible em https://www.pj.gov.py/ebook/libros_files/Codigo_de_Organizacion_Judicial.pdf. Acceso el 20 mar. 2023.

PARKINSON DE CASTRO, João Carlos. Turismo como instrumento dinamizador do Corredor Rodoviário Bioceânico. Interações, Campo Grande, v. 20, n. 1, p. 19–29, 2019.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Felix, Y. da S. ., Filho, A. de A. N. ., & Aquino, J. V. M. de A. . (2024). Proteção e promoção dos direitos laborais no âmbito do Corredor Bioceânico. Interações (Campo Grande), 25(1), e2514286. https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4286

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"