O impacto do <em>e-commerce</em> na venda de bilhetes aéreos: a perspectiva de gestores de agências de viagem de Campo Grande, MS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2027

Keywords:

Comércio Virtual. Agência de viagem. Turismo. Internet. Bilhetes aéreos

Abstract

Neste trabalho buscou-se verificar o impacto da internet nas vendas de bilhetes aéreos das agências de viagem da cidade de Campo Grande – MS. A abordagem foi no sentido de identificar, sob o ponto de vista do gestor da agência, a influência da tecnologia no hábito dos consumidores. Como base de dados utilizou-se o cadastro do Ministério do Turismo, o qual compreende pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor de turismo no país. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados confirmam a teoria estudada no que se refere ao impacto da internet no comércio de passagens e no perfil dos novos consumidores.

Author Biographies

Rodrigo Adolfo Stefanes Zampieri, Universidade Estdadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Bacharel em Direito – Advogado. Especialista em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1998); mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UNB (2002) e Doutorado em Economia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ministra aula nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Turismo; no mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento/PLANGEDTur.

References

ANDRADE, A. Decolar.com vende quase o dobro da CVC no internacional. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/agencias-de-viagens/2017/08/decolarcom-vende-quase-o-dobro-da-cvc-no-internacional_149144.html. Acesso em 29/08/2017.

AMADEUS. Vendas de viagens por agências online crescem 24% no Brasil. Disponível em: http://www.amadeus.com/web/amadeus/pt_BR-BR/P%C3%A1gina-inicial-da-Amadeus/BR_PT-2015-09-30—Estudo-OTAs/1259071747117-Page-. Acesso em 29/08/2017.

BOECHAT, L. Agencias de Viagem Online no Brasil. Disponível em: https://techinbrazil.com.br/agencias-de-viagem-online-no-brasil, 2015. Acesso em 08/09/2017.

BORGES, M. P. OTAs: Ameaça ou Oportunidade? Disponível em: http://agentenoturismo.com.br/2012/11/21/otas-ameaca-ou-oportunidade/. Acesso em 08/09/2017.

BRASIL (União). Ministério do Turismo. Ministério do Turismo publica manuais de segmentação turística. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/1845-ministerio-do-turismo-publica-manuais-de-segmentacao-turistica.html. Acesso em 09/09/2017.

BRITO, B. D. M. de. Tecnologia da Informação Turística. SESES. Rio de Janeiro, RJ., 2017.

CEDEÑO, K. Veja dicas para elevar as reservas diretas em seu hotel. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/hotelaria/2016/08/veja-dicas-para-elevar-as-reservas-diretas-em-seu-hotel_128117.html?leiaTambem. Acesso em 03/12/2017.

COOPER, C. (et al) Turismo: princípios e prática. [Tourism: principlesandpractice]. Sandra Ferrapontoff Lemos (Sup.). Roberto Cataldo Costa (Trad.). 2ed Porto Alegre: Bookman, 2003.

CORDEIRO, A. Consultoria é a chave para sobrevida do agente de viagens. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/agencia-do-futuro/agencias-de-viagens/2016/10/consultoria-e-a-chave-para-sobrevida-do-agente-de-viagens_141058.html. Acesso em 08/09/2017.

DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.

ELTZ, B. S, BRIDI, G. E-commerce no turismo e na hotelaria. A importância das ferramentas virtuais no processo de consulta e aquisição de viagens. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/folio/article/download/368/308. Acesso em 15/09/2017.

ESTADO DE SÃO PAULO, (Jornal). Agentes de viagem em extinção? Disponível em: http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,agentes-de-viagem-em-extincao,1549437. Acesso em 08/09/2017.

FONSECA, S. As principais OTAs do Brasil. Disponível em: http://envisiontecnologia.com.br/principais-otas-brasil/. Acesso em 08/09/2017.

HENRIQUE, L, MIRANDA, M. Agências de viagens tradicionais x OTAs: confira vantagens. Disponível em: http://www.pressclub.com.br/pk/noticia.asp?id=1534&idn=16409&fonte=ABAV%20Nacional. Acesso em 03/12/2017.

HOINASKI, F. Análise SWOT o que é e como ela pode ser útil para sua empresa. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/analise-swot-o-que-e-e-como-ela-pode-ser-util-para-sua-empresa/100034/ .Acesso em 11/01/2018.

INFRAERO. Anuário Estatístico Operacional. Disponível em: www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/anuario/anuario_2016.pdf. Acesso em 08/09/2017, Pp.44.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/campo-grande/panorama. Acesso em 06/03/2018.

LUZ: Planilhas empresariais. Disponível em:http://www.facped.com.br/arquivos/08.Ebook-GuiaRapidoAnaliseSWOT.pdf. Acesso em 06/03/2018.

MARTINS, M. 5 diferenças de homens e mulheres em compras nas OTAs. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2017/07/5-diferencas-de-homens-e-mulheres-em-compras-nas-otas_147931.html. Acesso em 17/07/2017.

SILVA, F, M, MARCIANO, P. Modelo de Negócio inovador: a empresa Netflix. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/resultadobusca/?eou%5B%5D=&tipo_busca=simples&campo%5B%5D=&texto%5B%5D=modelo+de+neg%C3%B3cio&eou%5B%5D=E&campo%5B%5D=TITULO&texto%5B%5D=&eou%5B%5D=E&campo%5B%5D=TITULO&texto%5B%5D=&mes_inicio=&ano_inicio=&mes_fim=&ano_fim=&pagina=2 . Acesso em 06/03/2018.

MONTEIRO, J, O, MONTEIRO, J, O. Novas tendências no mercado turístico: Análise de algumas agências de viagens online no Brasil. Disponível em: www.inovarse.org/sites/default/files/T14_0306_0.pdf. Acesso em 05/12/2017.

OLIVEIRA, P. Cresce procura por agências de turismo online. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%Baltimas-not%C3%Adcias/5587-evolu%C3%A7%C3%A3o-tecnol%C3%B3gica-alavanca-entrada-de-ag%C3%Aancias-de-turismo-no-mundo-virtual.html. Acesso em 08/09/2017.

OLIVEIRA, J, E, S, RESENDE, M. As mudanças no turismo com o advento da tecnologia de informação. Disponível em: www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/10_MUDANCAS_TURISMO.pdf. Acesso em 10/09/2017.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DEL TURISMO. Panorama OMT del turismo Internacional. Disponível em: http://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284418152. Acesso em 17/10/ 2017.

Organización Mundial del Turismo – OMT. Panorama OMT del turismo Internacional. Disponível em: http://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284419043. Acesso em 28/10/2017.

OTTO, G. Maiores distribuidores de viagens – Ranking anual 2016 Panrotas. Disponível em: http://gabrielaotto.com.br/blog/maiores-do-turismo/. Acesso em 08/09/2017.

PRO AGÊNCIA. Análise Geral da Competitividade do setor de agenciamento de viagens brasileiro. Disponível em: http://www.abav.com.br/arquivos/312-11ABAV_ManualResultNacionalMatrizCompet_preview.pdf. Acesso em 08/09/2017.

ROLIM, H, ROLIM, M. Segmentação da oferta nas agências de viagem. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/segmentacao-da-oferta-nas-agencias-de-viagem,1336201221455510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 08/09/2017.

SILVA, R. Disputa OTA X agente e 'era digital' são discutidas na Aviesp. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/2017/11/disputa-ota-x-agente-e--39era-digital-39-sao-discutidas-na-aviesp_151530.html. Acesso em 27/11/2017.

SOUZA, L. Pesquisa indica que 43% dos internautas fizeram mais compras online este ano. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/pesquisa-indica-que-43-dos-internautas-compraram-online-este-ano. Acesso em 06/01/2018.

VIANNA, A. Os Millennials já invadiram o seu negócio? Disponível em: http://www.hoteliernews.com.br/artigos/alessandra-vianna-i-os-millennials-ja-invadiram-o-seu-negocio-i-66777. Acesso em 10/12/2017.

VIEIRA, C. Setor de viagens: a batalha entre as agências de viagens físicas e as virtuais. Disponível em: http://noticiasenegocios.com.br/2013/04/setor-de-viagens-a-batalha-entre-as-agencias-de-viagens-fisicas-e-as-virtuais/. Acesso em 08/09/2017.

VIEIRA, R. Tudo o que você precisa saber sobre o domínio das OTAs. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2017/06/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-dominio-das-otas_146946.html?pesquisa. Acesso em 08/09/2017.

VILLAS BÔAS, B. Na retomada, renda da classe 'A' sobe 6 vezes mais depressa. Disponível em: http://www.valor.com.br/Brasil/5115278/NA-Retomada-Renda-da-classe-sobe-6-vezes-mais-depressa#. Acesso em 14/12/2017.

VIEIRA, R. Cartas na mesa. Anuário de Distribuição Panrotas. São Paulo, novembro de 2017, p.17-20.

VINHOLES, T. Os aviões comerciais mais importantes da história. Disponível em: https://airway.uol.com.br/os-avioes-comerciais-mais-importantes-da-historia/. Acesso em 19/11/2017.

Published

2019-09-23

How to Cite

Zampieri, R. A. S., & Grechi, D. C. (2019). O impacto do <em>e-commerce</em> na venda de bilhetes aéreos: a perspectiva de gestores de agências de viagem de Campo Grande, MS. Interações (Campo Grande), 20(3), 799–814. https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2027