Desenvolvimento regional e a contribuição universitária: uma análise das publicações nacionais e internacionais de 2008 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i2.1952Palabras clave:
análise bibliométrica, desenvolvimento regional, universidadeResumen
A ideia de desenvolvimento ganha força ao longo do século XX, a recorrente distinção entre crescimento e desenvolvimento econômico no plano histórico toma sentido a partir do entrelaçamento entre o aumento da produção e renda per capita e, ao mesmo tempo, mudanças profundas na sociedade. O tema de desenvolvimento, com enfoque para além do crescimento econômico, relacionando aspectos de qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e equidade social e cultural, vem ganhando destaque nas discussões da área das ciências sociais. A busca por sociedades democraticamente qualificadas, atuando de forma indissociada aos interesses exclusivos da coletividade, sinaliza a necessidade de desenvolver redes de cooperação, baseadas na confiança e colaboração mútuas. Destaca-se a existência de conselhos regionais no sentido de exercer o controle social, mas também a articulação representativa e de desenvolvimento regional. Também as universidades, sobretudo as públicas, têm um compromisso social com o desenvolvimento regional; a propósito, as universidades são vetores indutores de desenvolvimento regional, conectando-se com o mundo ao mesmo tempo que se enraízam regionalmente, com efeitos na produção e no consumo da economia, que repercutem de forma multiplicadora nas estruturas espaciais, sobretudo nas cidades em que estão localizadas. Neste sentido, o estudo em tela teve como objetivo realizar um levantamento de publicações acerca da participação de universidades no processo de desenvolvimento regional, de 2008 a 2016, para analisar em quais óticas a contribuição universitária para o desenvolvimento regional vem sendo estudada. Para isso, utilizou-se a análise bibliométrica, realizada a partir da coleta de dados nas plataformas Scopus e Redalyc. Os resultados mostram que, apesar de o tema ter ganhado certa evidência no último quinquênio, ainda há carência de pesquisas que discutam com profundidade a relação das universidades como desenvolvimento regional.
Citas
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, RS, v. 12, n.1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
BASSAN, D. S.; SIEDENBERG, D. R. Desenvolver buscando a redução das desigualdades. In: BECKER, D. F.; WITTMANN, M. L. Desenvolvimento regional: abordagens interdisciplinares. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2003.
CECCHI, N. R.; LAKONICH, J.; PÉREZ, D.; ROTSTEIN, A. El compromiso social de la universidad latinoamericana siglo XXI. Entre el debate y la acción. Buenos Aires: IEC-CONADU, 2011.
CHIARELLO, I. S. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista Extensão em Foco, Caçador, SC, v. 3, n. 1, p. 240-57, 2015.
DALLABRIDA, V. R. Teorias do desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e os desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.
DALLABRIDA, V. R. O desenvolvimento regional: a necessidade de novos paradigmas. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2000.
ELSEVIER. About Scopus. 2017. Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/scopus. Acesso em: 5 out. 2017.
ETZKOWITZ, H. Reconstrução criativa: hélice tripla e inovação regional. Revista Inteligência Empresarial, n. 23, abr./maio/jun. 2005.
HERNÁNDEZ-ARTEAGA, R. I.; MORA-GARCÍA, J. P.;y LUNA, J. A. Universidad y empresa: un binomio de responsabilidad social en el siglo XXI. Revista Tendencias, San Juan de Pasto, Colômbia, v. 28, n. 1, p. 145-58, jan./jun. 2017.
HERNÁNDEZ-ARTEAGA, R. I.; ALVARADO-PÉREZ, J. C.; LUNA, J. A. Responsabilidad social en la relación universidad-empresa-Estado. Educación y Educadores, Bogotá, Colômbia, v. 18, n. 1, p. 95-110, jan./abr. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5294/edu.2015.18.1.6.
MADUREIRA, E. M. P. Desenvolvimento regional: principais teorias. Revista Thêma et Scientia, Cascavel, PR, v. 5, n. 2, p. 8-23, jul./dez. 2015.
OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, maio/ago. 2002.
PÉREZ, M.; GIL, L. Caracterización de experiencias de responsabilidad social universitaria de universidades de la Red Latinoamericana de Cooperación Universitaria. In: DE VILLA, E. (Ed.). Responsabilidad social de las universidades. Buenos Aires: Fundación Red Latinoamericana de Cooperación Universitaria, 2012. p. 9-52.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANDRONI, P. (Org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999.
VÁZQUEZ BARQUERO, A. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2001.
XAVIER, T. R.; INÁCIO, R. O.; WITTMANN, M. L.; KERN, J. O estudo do desenvolvimento regional: uma análise da produção científica internacional e dos “hot-topics”. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, SP, v. 29, n. 87, p. 19-31, set./dez. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.