Preparativos e festividades do casamento de descendentes de imigrantes alemães na metade do século XX, no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i2.2124Palabras clave:
Casamento, Cultura alemã, Memória, Narrativas.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar aspectos sobre os preparativos e as festividades de casamento de descendentes de imigrantes alemães na metade do século XX, no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizam-se estudos sobre o ritual do casamento, uma entrevista realizada com o historiador Telmo Lauro Müller e a narrativa de três casais desse grupo étnico, por meio de etnografia, trazendo elementos para ponderações sobre memória, cultura e sociedade.
Citas
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FERNANDES, Letícia Prezzi. Produções de Casamento Contemporâneas: educação, cultura e gênero. 2014. Orientador: Luis Henrique Sacchi dos Santos. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
MAGNANI, José G. C. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-56, jul./dez. 2009.
MAGNANI, José G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.
MÜLLER, Telmo Lauro. Casamento de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. Entrevista verbal concedida a Sandra Maria Costa dos Passos Colling. São Leopoldo, Museu Visconde de São Leopoldo, maio 2002, [arquivo .mp3] (1h10min).
PINHO, Érika Bezerra de Meneses. “Um sonho não tem preço”: uma etnografia do mercado de casamentos no Brasil. 2017. 403 fl. Orientador: Ruben George Oliven. Tese (Doutorado em Antropologia Social) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.