Diagnóstico do ensino superior aplicando-se técnicas multivariadas

Autores

  • Pedro Hurtado de Mendoza Borges Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT
  • Zaíra Morais dos Santos Hurtado de Mendoza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT

Palavras-chave:

desempenho docente, processo de aprendizagem, questionários de avaliação.

Resumo

Neste trabalho, foram elaborados e aplicados três tipos de questionários para avaliar aspectos relacionados com o processo de aprendizagem no ensino superior. Selecionaram-se ao acaso seis disciplinas do curso de Agronomia, Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal de Mato Grosso.  Os estudantes participaram na avaliação de forma anônima e voluntária. Os endereços para o acesso aos questionários foram enviados aos seus respectivos correios eletrônicos. Os itens foram avaliados conforme a escala de Likert, atribuindo-se notas entre 1 (péssimo) e 5 (ótimo). As técnicas multivariadas utilizadas foram análise de agrupamento, componentes principais e análise fatorial. Conclui-se que as principais características do processo de aprendizagem podem ser identificadas por meio de questionários, as técnicas multivariadas possibilitaram sintetizar e interpretar de forma adequada diversos fatores envolvidos no processo de aprendizagem do ensino superior, e a análise multivariada apresentou-se como uma útil ferramenta para subsidiar decisões inerentes ao referido processo.

 

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Borges, P. H. de M., & Mendoza, Z. M. dos S. H. de. (2015). Diagnóstico do ensino superior aplicando-se técnicas multivariadas. Multitemas, (47). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/188

Edição

Seção

Artigos