Anotações para uma genealogia da desconstrução: Derrida lendo Husserl

Palavras-chave: Desconstrução, Derrida, Husserl.

Resumo

Este trabalho é uma interpelação ao tema da “Escritura e a Diferença”, explorando os conceitos de Gênese, Estrutura e Fenomenologia, a fim de perceber as possíveis relações entre eles, além de sua contribuição para o campo filosófico. Na obra “Escritura e a Diferença” de Jacques Derrida, de modo particular, no capítulo V, “Gênesis e Estrutura” e a Fenomenologia, encontra-se o material que inspirou o trabalho. É explorada e comprova-se a recepção de Husserl na obra analisada. Pode-se ainda mostrar um dos enraizamentos mais importantes da fenomenologia e sua relação com a gênese da Desconstrução. Concluímos que os termos Gênese e Estrutura, podendo num olhar ingênuo aparentarem ser conflituosos, se bem aplicados e compreendidos à luz da Fenomenologia, são uma ferramenta interessante para a construção de uma definição filosófica.

Biografia do Autor

Raymmon Pablo Vale dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); estudou extensão universitária em Inter-Ética; pesquisador nas arias de Filosofia Contemporânea no grupo de pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)/ CNPQ.
Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Graduado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas do Mato Grosso (1987); em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1991); mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999); mestre em Teologia Sistemática pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1993) e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente, professor na Universidade Católica Dom Bosco: Mestrado em Desenvolvimento Local, Programa Master em Desenvolvimento Territorial Sustentável (Master STEDE) Erasmus Mundus/Erasmus Plus e Licenciatura em Filosofia. estágio pós-doutoral concluido (Estudos Culturais, EACH-USP) com o projeto "Hospitalidade e Desenvolvimento: Por uma pequena conversação.

Referências

BADIOU, Alain. Pocket Panthéon. Figures of post-war philosophy. Tradução de David Macey. London and New York: Verso, 2009.

DERRIDA, Jacques. Paper machine. Tradução de Rachel Bowlby. Stanford, California: Stanford University Press, 2005.

DERRIDA, Jacques. L´écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967.

MIKICS, David. Who was Jacques Derrida? An intellectual biography. New Haven and London: Yale University Press, 2009.

PEETERS, Benoit. Derrida: biografia. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

SERRA, Alice Mara. Imagem e suporte: fenomenologia e desconstrução. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 25-42, 2014.Disponível em: http://www.e-publicações.uerj.br/index.php/ekstasis/asticle/view/12790. Acesso em: 26 fev. 2018.

Publicado
2019-06-06