Desenvolvimento da liberdade no trabalho informal

  • Mariane Freiesleben Universidade Federal de Tocantins - UFT
  • Alex Pizzio da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este trabalho alvorece uma discussão sobre o desenvolvimento da liberdade dentro do trabalho informal, analisando em termos do êxito entre ele e desenvolvimento econômico frente as privações, destituições e opressões extraordinárias diante dos problemas antigos e novos deste mundo globalizado. Neste artigo teórico é utilizada a revisão de literatura para atingir tal objetivo, o principal autor de análise é Amartya Sen, além de outros teóricos. Buscou-se esclarecer a noção do viver/sobreviver dentro do sistema de valores e capital social, paradoxos que formam um hibrido institucional entre o mundo formal e o informal, tendo no trabalho a constituição de um bem. Como conclusão, aponta-se a relevância da reflexividade do tema, bem como enfatiza que o desenvolvimento precisa ser democrático afetando o senso de bem público, implicando no sentido da liberdade e da obrigação na relação entre direitos e deveres que configuram a identidade social e política de cada um.

Biografia do Autor

Alex Pizzio da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – Unisinos. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Economista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2021-03-26
Como Citar
Freiesleben, M., Pizzio da Silva, A., & Marques de Oliveira, N. (2021). Desenvolvimento da liberdade no trabalho informal. Multitemas, 26(63). https://doi.org/10.20435/multi.v26i63.3219