O homem pantaneiro sul-mato-grossense: sua vida e sua história

Autores

  • Debora Fittipaldi Gonçalves
  • Fabiane de Araújo Bernart
  • Sabrina Gisele Zardin

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.802

Palavras-chave:

1. homem pantaneiro, 2. cultura, 3. turismo

Resumo

Este trabalho avalia as reais conseqüências que o turismo pode trazer à vida do pantaneiro, já que essa atividade tem sido considerada por muitos, como extremamente promissora e compatível com a sobrevivência desse ambiente único que é o Pantanal, promovendo o resgate da cultura pantaneira, não só por meio do seu registro, como também da apresentação de sugestões para que essa cultura possa ser respeitada e preservada. É apresentado o resultado de um estudo sobre as características, os hábitos, os costumes, a cultura do peão pantaneiro sul-mato-grossense, nas sub-regiões de Aquidauana e Miranda. Esse estudo foi realizado através de pesquisa de campo, dividida entrevisitas e entrevistas, e pela leitura de bibliografia especializada sobre o assunto. Nesta relação atividade turística x peão pantaneiro há quese refletir sempre e, a cada dia mais, sobre a importância da presençade um profissional da área de turismo para que seja garantida – cada vez que se pensar em utilizar dessa área para investimentos econômicos– a orientação segura de um planejamento que resulte, não apenas na satisfação do investidor em potencial, como também – e acima de tudo – em profundo respeito à rica natureza do Pantanal e à cultura do povo que nele vive.

Referências

BARROS, Abílio de. Gente pantaneira. Campo Grande : [s.e.], 1998.

DANTON, Gian. Manual de redação científi ca. São Paulo : Virtual Books Online, 2000.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo : Futura, 1998. EMBRAPA. O pantanal e o pantaneiro. Corumbá : CPAP, junho de 1990.

_____. Pantanal. Corumbá : CPAP, 1990.

_____. Perspectivas de estudos ecológicos sobre o pantanal. Corumbá : CPAP, 1996.

FINOCCHIO, Ana Lúcia Ferro.O processo de constituição da identidade: as apreensões e mediações sociais e o ato educativo. Um estudo do Paiaguás no pantanal mato-grossense. Campo Grande, 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científi ca. 2. ed., São Paulo : Atlas, 1991.

MACIEL FILHO, Luiz. Os peões do paraíso. Revista Os Caminhos da Terra, ano 5, n. 12, edição 56, p. 10-16, dezembro de 1996.

MOLETTA, Vânia Florentino. Turismo rural. Porto Alegre : SEBRAE/ RS, 1999. Série Desenvolvendo o Turismo, Vol.6.

NOGUEIRA, Albana Xavier. O que é pantanal. São Paulo : Brasiliense, 1990. Coleção Primeiros Passos.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. São Paulo: Papirus, 1997.

PROENÇA, Augusto César. Gente, tradição e história. [S.l.] : Morena, 1992.

ROSAS JUNIOR, Anacleto. Cavalo preto. [S.l.] : BMG Ariola, 1994. CD.

SADOVSKI, Roberto. O delicado equilíbrio do pantanal. Revista Os Caminhos da Terra, ano 6, n. 9, edição 65, p. 52-71, setembro de 1997.

SATER, Almir; SIMÕES, Paulo. Comitiva esperança. [S.l.] : BMG Ariola, 1994. CD.

SIGRIST, Marlei. Chão batido, a cultura popular de Mato Grosso do Sul. Folclore – tradição. Campo Grande-MS : UFMS, 2000.

TROPIA, Fátima.Turismo no meio rural. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.

VERA, Armando Asti. Metodologia da pesquisa científi ca. 4. ed.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Como Citar

Gonçalves, D. F., Bernart, F. de A., & Zardin, S. G. (2016). O homem pantaneiro sul-mato-grossense: sua vida e sua história. Multitemas, (27). https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.802

Edição

Seção

Artigos