Proposta de intervenção da terapia ocupacional junto ao recém-nascido pré-termo internado no berçário de recuperação da Associação de Amparo à Maternidade e à Infância - A.A.M.I.

Autores

  • Cryslane Paes Garcia
  • Dilseany Gualberto da Silva
  • Ana Maria de Oliveira Alves

Palavras-chave:

1. terapia ocupacional, 2. berçário de recuperação, 3. recém-nascido pré-termo.

Resumo

O presente artigo corresponde ao trabalho de monografi a docurso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica Dom Bosco.Trata-se da discrição da proposta de intervenção do profi ssionalTerapeuta Ocupacional junto ao recém-nascido pré-termo (ou prematuro)internado no Berçário de Recuperação da Associação deAmparo à Maternidade e Infância - A.A.M.I. Esta instituição tambémconhecida como Maternidade Cândido Mariano, é de nosocômio fi -lantrópico e tem como objetivo principal zelar pela saúde da mulhere infância. O desenvolvimento desta pesquisa deu-se após a realizaçãode 18 meses de estágio extra-curricular na entidade referida.Após este período foi possível delimitar o local para a atuação e apopulação alvo, optando assim pelo Berçário de Recuperação e pelorecém-nascido pré-termo. Este local foi escolhido por permitir umaampla atuação do Terapeuta Ocupacional, pois o bebê encontra-seestável e com melhores condições de assimilar os estímulos que lhesão oferecidos. A preferência pelo recém-nascido pré-termo deu-se poreste apresentar necessidade de cuidados com o seu desenvolvimento,podendo a Terapia Ocupacional lançar mão de recursos terapêuticospara propiciar a este bebê um desenvolvimento mais adequado e a melhoria de sua qualidade de vida, por meio da estimulação precoce,da humanização do ambiente de atuação e do acompanhamento eorientação da mãe na relação com seu fi lho. A fi nalidade deste trabalhoé colaborar com estudos que estejam sendo desenvolvidos nesta área,além, de proporcionar conhecimento e satisfação às pesquisadoras.

Referências

BRAZELTON, T.B.; CRAMER, B. Kreisler et al. A dinâmica do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

FERRAZ, Aline Costa; DIAS, Lídia Rees. Estimulação sensóriomotora em neonatos com permanência hospitalar em berçário patológico. Campo Grande, 1998. Monografia – UCDB.

FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

FLEHMIG, Inge. Desenvolvimento normal e seus desvios no lactente. Diagnóstico e tratamento precoce do nascimento até o 18º mês. São Paulo/Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Atheneu, [s.d.].

JONAS, A.M. A intervenção da terapia ocupacional no desenvolvimento do recém-nascido pré-termo internado nas unidades neonatais. Campo Grande, 1999. Monografia – UCDB.

KLAUS M.; KENNEL, J. Pais / bebês: a formação do apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

KUDO, A.M. et al. Fisioterapia, fonoaldiologia e terapia ocupacional em pediatria. São Paulo: Sarvier, 1997.

MARCONDES, E. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 1991.

OLDS, S.W.; PAPALIA, D.E. O mundo da criança. São Paulo: Makron Books, 1998.

RODRIGUES, Cléa Leone; TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto. Assistência integrada ao recém-nascido. São Paulo: Atheneu, 1996.

ROSA, Berenice. Terapia ocupacional. São Paulo: Papirus, 1988.

SLYWITCH, Miron Vladmir. Desenvolvimento psicossocial da criança. Abordagem pediátrica e psicológica. São Paulo: Sarvier, 1988.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Garcia, C. P., da Silva, D. G., & de Oliveira Alves, A. M. (2016). Proposta de intervenção da terapia ocupacional junto ao recém-nascido pré-termo internado no berçário de recuperação da Associação de Amparo à Maternidade e à Infância - A.A.M.I. Multitemas, (26). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/832

Edição

Seção

Artigos