A temática da biotecnologia em jornais brasileiros no período de tramitação da Lei de Biossegurança: um estudo sob a perspectiva da Alfabetização Científica

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli
  • Sandra Regina Cavalcanti de Melo

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.866

Palavras-chave:

Alfabetização, Científica biotecnologia, jornalismo científico.

Resumo

A mídia pode ser um instrumento de Alfabetização Científica, contribuindo para a formação do público leigo visando a sua participação na definição de políticas públicas de Ciência eTecnologia. Tomando como referência essa dimensão da atividade midiática, este estudo teve por objetivo analisar o conteúdo relacionado à temática“biotecnologia” nos jornais Folha de São Paulo e Correio do Estado veiculados no mês da sanção da Lei de Biossegurança no Brasil. Verificou-se que neste período publicou-se 42 matérias relacionadas ao tema. A maioria referiu-se às células-tronco. Foram destacados aspectos técnico-científicos das pesquisas emencionados nomes e opiniões de cientistas. As matérias utilizaram recursos didáticos de modo a tornar o conteúdo mais acessível ao leitor. Enfatizaram os benefícios das pesquisas, mas raramente foram apontados os riscos e os aspectos ético/morais. Assim, as matérias veiculadas nos jornais no período analisado podem não ter contribuído satisfatoriamente para a Alfabetização Científica do público leitor.

Biografia do Autor

Sandra Regina Cavalcanti de Melo

 

 

Referências

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982

BUENO, W. C. As sementes da discórdia: a cobertura dos transgênicos por seis jornais brasileiros. Comtexto Comunicação e Pesquisa (Revista on line – Portal do Jornalismo científico). Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2005.

GASPAR, A . Museus e Centros de Ciências – conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. Tese (doutorado em Didática). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1993.

HEBERLÊ, A. L. O. Aproximações e afastamentos entre ciência e mídia. Ciência e Comunicação. Revista Digital. v. 1, n.1, nov. 2004.

SILVA, D. O. Leitura crítica do noticiário sobre uma experiência científica: o caso Vitória. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24, 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2001.

SOUSA, S. M. Para relativizar ciência e jornalismo. In: DINIZ, A. (org). Comunicação da Ciência: análise e gestão. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004, p. 25-34.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

de Souza Perrelli, M. A., & Cavalcanti de Melo, S. R. (2016). A temática da biotecnologia em jornais brasileiros no período de tramitação da Lei de Biossegurança: um estudo sob a perspectiva da Alfabetização Científica. Multitemas, (35). https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.866

Edição

Seção

Artigos