O conhecimento tradicional e os recursos naturais na reserva indígena Kaiowá e Guarani em Caarapó, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i38.645Palabras clave:
Etnodesenvolvimento conhecimento tradicional sistemas agroflorestaisResumen
A drástica diminuição da diversidadebiológica imposta pela lógica capitalistada sociedade envolvente tem ocasionadoa perda de parte importante da cosmologiae vida religiosa da comunidade indígenaKaiowá e Guarani de Caarapó, MS.Na raiz dos problemas por que passa essaetnia está o processo de “confinamento”em diminutos territórios o que tem seagravado com o aumento do contingentepopulacional. Buscou--se representarna, percepção dos Kaiowá e Guarani,subsídios que pos si bi litem a construçãode alternativas de sustentabilidadejunto àquela comunidade indígena,com ênfase na implantação de SistemasAgroflorestais. Os dados obtidos duranteo presente trabalho basearam-se nastécnicas comumente utilizadas hoje nasciências sociais, como observações decampo, coletas de informações cominformantes chaves (roteiros semiestruturados)e oficinas temáticas. As informaçõeslevantadas demonstram que omanejo dos recursos naturais e as práticasagroflorestais dos Kaiowá e Guaraniestão relacionadas, sobretudo, com aorganização sociocultural deste grupoindígena. A re-introdução do componentearbóreo em consonância com oconhecimento local das comunidadesenvolvidas, quer seja na forma de SAF’s,ou associados às roças e quintais, deveráassumir importante papel no sentido deassegurar melhores condições ecológicase socioeconômicas, contribuindoassim para a melhoria da qualidade devida daquelas comunidades.Citas
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2.ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2000.
ALVARENGA, A.A. Estudo de alguns aspectos do desenvolvimento do feijão jacatupé (Pachyrrhizus tuberosus (Lam.) Spreng). 1987. 174p. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 1987.
BRAND, A. Desenvolvimento local em comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul. In: Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, v. 1, n. 2, p.59-68, mar. 2001.
FARIA, L.L. et al. Alguns Aspectos morfofisiológicos do feijão Jacatupé (Pachyrrhizus tuberosus (Lam.) Spreng). Ciência Agrotécnica, Lavras, v. 24, n. 3, p. 688-95, jul./set. 2000.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LITTLE, P.E. Etnoecologia e direitos dos povos: elementos de uma nova ação indigenista. In: LIMA, A.C.S.; BARROSO-HOFFMANN, M. (Orgs.). Etnodesenvolvimento e políticas públicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002.
MUÑOZ, M.G. Saber Indígena e meio ambiente: experiências de aprendizagem comunitária. In: LEFF, E. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
NODA, H.; PAIVA, W.O.; BUENO, C.R. Hortaliças da Amazônia. Ciência Hoje, São Paulo, v. 3, n. 13, p. 32-37, jul. 1984.
NOELLI, F.S. Sem tekohá não há tekó (em busca de um modelo etnoarqueológico da aldeia e da subsistência Guarani e sua aplicação a uma área de domínio no delta do Jacuí-RS). 1993. Tese (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.
SORENSEN, M. Observations on distribution, ecology and cultivation of the tuber- bearing legume genus Pachyrhizus Rich. Ex. DC. Netherlands: Wageningen Agricultural University Papers, 1990. 38p.
VIETTA, K. Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento: Análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/ Guarani. Multitemas, Campo Grande, n. 12, p. 52-73, nov. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.