Equoterapia como recurso terapêutico no tratamento de crianças autistas

Autores/as

  • Heloisa Bruna Grubits Freire
  • Paulo Renato de Andrade
  • Glauce Sandim Motti

Palabras clave:

equoterapia autismo tratamento

Resumen

Esta pesquisa objetiva avaliar as possibilidades da Equoterapia como recurso terapêutico no tratamento de crianças autistas ou portadoras de distúrbios autistas a típicos segundo a classificação do DSM IV. Trata-se de um estudo de caso de validação clínica utilizando medidas de avaliação pré e pós-intervenção, sendo que a variável independente introduzida foi a Equoterapia. As variáveis dependentes foram11 comportamentos que caracterizam o transtorno autista de acordo com o DSM-IV e nove considerados pela pesquisadora, a partir de sua experiência clínica, como relevantes para caracterização da criança autista. Sete crianças na faixa etária de 4 a 9 anos, sendo quatro diagnosticadas como autistas e três portadores de distúrbios autistas a típico, foram selecionadas para a pesquisa. Além dos registros contínuos das sessões, utilizamos fichas de registro de comportamentos observados e fichas de avaliação padrão da Associação de Amigos dos Autistas. Foi realizada uma sessão de meia hora por semana, durante dois semestres. Nas análises dos resultados concluímos que ocorreram mudanças significativas no desenvolvimento da motricidade ajuste tônico postural e alguns aspectos das relações de um modo geral.

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Publicado

2016-03-23

Cómo citar

Grubits Freire, H. B., de Andrade, P. R., & Motti, G. S. (2016). Equoterapia como recurso terapêutico no tratamento de crianças autistas. Multitemas, (32). Recuperado a partir de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/709

Número

Sección

Artigos