Turismo como criador de mercado para o artesanato em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3261

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, meio ambiente, comércio de artesanato

Resumo

O estudo teve como objeto o turismo enquanto instrumento de produção de mercado para o artesanato sul-mato-grossense. O objetivo da pesquisa visou analisar a relação entre a atividade turística e o artesanato no estado e, para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com responsáveis por lojas de artesanato, turistas e autóctones ao longo de todas as entradas do estado de Mato Grosso do Sul e seus pontos turísticos em ascensão e em queda, cobrindo, dessa forma, a totalidade de pontos de oferta e localidades de incidência de produção e consumo de peças artesanais. Decorreram dessa ação as observações in loco e a geração de registros fotográficos ilustrativos dos pontos passíveis de inferência. Os resultados evidenciam relação indissociável entre o turismo e o artesanato, uma vez que o primeiro produz mercado para o segundo, que, por seu turno, molda-se ao primeiro, existindo uma relação engendrada a partir da demanda dos turistas que se valem do circuito turístico ativo. Contudo, o tripé do desenvolvimento sustentável – economia, ambiente e sociedade – não é referência para as empresas que vendem peças artesanais aos turistas, que se resumem a ver o comércio como fonte exclusiva de lucro, existindo poucos representantes genuinamente interessados no contexto da cultura e da história que uma peça artesanal pode representar.

Biografia do Autor

Fábio Luciano Violin, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Mestre em Estratégias e Organizações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Professor assistente doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no campus de Rosana. Membro das Comissões de Estágio, de Ensino, do IEP 3, de Biblioteca, de Recursos Humanos e tutor do grupo Pet Turismo.

Referências

ALVES, G. L. Arte, artesanato e desenvolvimento regional: temas sul-mato-grossenses. Campo Grande: EDUFMS, 2014.

ALVES, G. L. O Artesanato na História. Revista Eletrônica Documento Monumento, Cuiabá, v. 13, n. 10, p. 13-27, 2012.

ALVES, G. L.; VIOLIN, F. L.; BENITES, M. Para além da Rota Bioceânica: o artesanato indígena e o potencial do etnoturismo no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Interações, Campo Grande, MS, v. 22, n. 4, p. 1335-52, 2022. Doi: https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3417

BANDUCCI JR., A.; BARRETO, M. Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

BRYMAN, A. Social research methods. 5. ed. Londres: Oxford University Press, 2016.

CANT, A. Practicing aesthetics: artisanal production and politics in a woodcarving village in Oaxaca, Mexico. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) – Escola de Economia e Ciência Política de Londres, Londres, Inglaterra, 2012.

CERVO, A. L., BERVIAN, P. A., SILVA, R. Metodología científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHANG, C. L., SRIBOONCHITTA, S., WIBOONPONGSE, A. Modelling and forecasting tourism from East Asia to Thailand under temporal and spatial aggregation. Mathematics and Computers in Simulation, Amsterdam, v. 79, n. 5, p. 1730-44, 2009.

CHAVES, F., ALVES, G., MATIAS, R. A Produção da Cerâmica Terena na Aldeia Cachoeirinha em Miranda, MS. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 10, n. 1, p. 73-80, 2019.

CHUTIA, L.; SARMA, M. Commercialization of traditional crafts of South and South East Asia: a conceptual model based on review of literature. IIM Kozhikode Society & Management Review, Nova Deli, v. 5, n. 2, p. 107-19, 2016.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa, p. 15-41. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-12, 2000.

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL. Artesanato das regiões. Portal da FUNDTUR, Campo Grande, MS, 2014. Disponível em: http://www.turismo.ms.gov.br/index.php?inside=1&tp=3&comp=4 633&show=2010. Acesso em: 19 dez. 2020.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GRABURN, N. H. H. Tourism and handicrafts: modernity and identity in the global marketplace. In: WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism and handicrafts: a report on the international conference on tourism and handicrafts. [Teerã, República Islâmica do Irã, 13-15 maio, 2006]. Madrid: UNWTO, 2008. p. 29-34.

HANDIQUE, K. J. Handicrafts in Assam. Nova Déli: Kalpaz Publication, 2010.

IBADAT, I. The economics of souvenir sales and their role in tourism: a case study of Bari Imam. Discussion Paper. Islamabad: Pakistan Institute of Development Economics, 2016.

KOMIYAMA, C. B. P. A Comercialização de Cerâmica Kadiwéu em Campo Grande/MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) – Universidade Uniderp-Anhanguera, Campo Grande, MS, 2014.

KRUJA, A. D.; BERBERI, E. Tourism and handicraft industry: opportunities and challenges of operating in the albanian market. In: CHIRINO-KLEVANS, I. (Ed.). Cases on global leadership in the contemporary economy. Hershey: IGI Global, 2019.

LEVY, P. S.; LEMESHOW, S. Sampling of populations. Methods and applications. Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2008.

MCKERCHER, B. Tourism as a catalyst for crafts – Pros and cons. In: WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism and handicrafts: a report on the international conference on tourism and handicrafts. [Teerã, República Islâmica do Irã, 13-15 maio, 2006]. Madrid: UNWTO, 2008. p. 17-24.

NAIDU, S.; CHAND, A.; SOUTHGATE, P. Determinants of innovation in the handicraft industry of Fiji and Tonga: an empirical analysis from a tourism perspective. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, Bingley, v. 8, n. 4, p. 318-30, 2014.

PARASKEVAIDIS, P.; ANDRIOTIS, K. Values of souvenirs as commodities. International Journal of Tourism Management, Londres, v. 48, p. 1-10, 2015.

PELLEGRINI, F. Vozes do Artesanato. Campo Grande: FCMS, 2011.

PERALTA, J. Philippine ethnic art, Philippine Ethnic Patterns: a design sourcebook, department of trade and industry, Manila: Metro Manila, 2006.

REYNALDO, G. O.; SUNAKOZAWA, L. F. J.; DORSA, A. C. A Rota de Integração Latino-Americana e o desenvolvimento local à luz das constituições do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Interações, Campo Grande, MS, v. 22, n. 4, p. 1133-44, 14 dez. 2021.

SAARINEN, J. Cultural tourism and the role of crafts in Southern Africa: the case of craft markets in Windhoek, Namibia. Tourism – An International Interdisciplinary Journal, Londres, v. 64, n. 4, p. 409-18, 2016.

SANTOS, M. C. D. L. F. Patrimônio cultural no contexto territorial da Noroeste do Brasil-NOB: perspectivas de desenvolvimento local das comunidades estabelecidas na rota do trem do Pantanal. 2011. Dissertação (Mestrado em m Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2011.

SARMENTO, E. O papel do turismo cultural em Santiago (Cabo Verde): o caso do artesanato. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Santa Cruz de Tenerife, v. 17, n. 3, p. 595-610, 2019.

SMITH, V. L. Indigenous tourism: the four Hs. In: BUTLER, R.; HINCH, T. (Ed.). Tourism and indigenous peoples. London: International Thomson Business Press, 1996.

SWANSON, K. K., Timothy, D. J. Souvenirs: icons of meaning, commercialization and commoditization. Tourism Management, Amsterdam, v. 33, n. 3, p. 489-99, 2012.

TEO, P. C.; GEAT, J. L. K.; HO, T. C. F.; TING, C. W. Contemporary Issues in Global Market: Analysis on Handicraft Industry in Vietnam. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 10, n. 3, p. 242-63, 2020.

UPADHYAY, P. Handicraft Tourism in Pokhara: Connecting the Past Tradition to the Present. The Journal of Nepalese Business Studies, v. 12, n. 1, p. 33-44, 2019.

VIEIRA, J. A. A identidade da mulher na modernidade. DELTA – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 21, [s.n.], p. 207-38, 2005.

WANG, Z. Analysis on application of traditional arts and crafts in exhibition design. Open Journal of Social Sciences, New York, v. 5, p. 85-89, 2017.

WILKE, E. P.; GONÇALVES, D. F.; ASATO, T. A. Estudo da competitividade em corredores turísticos: o caso da Rota Bioceânica Brasil-Paraguai-Argentina-Chile. Interações, Campo Grande, MS, v. 22, n. 4, p. 1287-301, 14 dez. 2021.

WISUDAWATI, N. N. S., MAHESWARI A. A. I. A. Potential of Silver Craft Product through to Community-Based for Tourism Sustainability in Celuk Village. International Research Journal of Management, IT & Social Sciences, Bangladesh, v. 5, n. 1, p. 9-15, 2018.

WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism and handicrafts: a report on the international conference on tourism and handicrafts. [Teerã, República Islâmica do Irã, 13-15 maio, 2006]. Madrid: UNWTO, 2008. 120 p.

YANG, S. The successful use of handicrafts in Guihou province for poverty alleviation. In: WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism and handicrafts: a report on the international conference on tourism and handicrafts. [Teerã, República Islâmica do Irã, 13-15 maio, 2006]. Madrid: UNWTO, 2008. p. 13-15.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

Violin, F. L. (2022). Turismo como criador de mercado para o artesanato em Mato Grosso do Sul. Interações (Campo Grande), 23(2), 575–594. https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3261