Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1671

Keywords:

administração rural, gestão comercial, desenvolvimento agropecuário, pecuária

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre as empresas compradoras de leite e os produtores rurais de oito cidades do Sul de Minas Gerais e verificar a influência dessas relações em diversos fatores de produção nos resultados econômicos provenientes da produção leiteira e outras áreas da atividade necessárias para a produção láctea. Para isso, foram realizadas entrevistas de campo com 115 produtores rurais das cidades de Campestre, Caldas, Elói Mendes, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Ipuiuna e Machado. Após a coleta de dados, foram realizadas análises para verificar a relação existente entre diversos fatores de produção que sofrem impactos a partir das relações de comercialização entre os produtores de leite e as empresas compradoras do produto na região. Os resultados permitem concluir que diversos fatores necessários para o processo produtivo são influenciados pelo relacionamento entre os agentes citados, e o resultado dos processos de comercialização podem impactar não somente os lucros, mas também outras áreas da atividade leiteira necessárias para o processo produtivo.

Author Biographies

Leandro Carvalho Bassotto, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. Especialista em Pecuária Leiteira com Ênfase em Manejo Intensivo de Pastagens pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2014), graduado em Administração pela Universidade Anhanguera Uniderp (2012),Técnico em Agricultura/Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal de Machado (2006). Coordena o programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste, em parceira com a FAEMG/SENAR, nas cidades de Campestre e Caldas/MG. Tem experiência na área de gestão e extensão rural, desenvolvendo trabalhos de planejamento agropecuário, controles financeiros e análises econômicas para a bovinocultura, contribuindo para o aumento da produção leiteira dos produtores rurais adeptos ao programa Balde Cheio. Professor do Colégio Comercial Professora Ilma Ambrogi Prado, lecionando as disciplinas de Marketing, Gestão da Qualidade e Teoria Geral da Administração. Desenvolve trabalhos de consultorias empresariais na área de finanças corporativas, marketing e gestão. Foi bolsista na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - UAITEC, realizando atividades relacionadas à pesquisa, inovação e empreendedorismo. 

Marina Ariente Angelocci, Faculdade Anhanguera Educacional

Doutora em Administração com linha de pesquisa em Marketing e licenciada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestra em Administração com ênfase em Marketing e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Atuou como Docente no Programa de Mestrado Profissional em Sistemas de Produção Agropecuária da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e nos cursos de graduação da UNIFENAS. Atualmente Docente nos cursos de graduação da Faculdade Anglo Piracicaba e da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Coordenadora do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - e dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Logística e Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D´Oeste. Diretora de marketing da Ok Agência de Notícias. 

Luciana de Paula Naves, Universidade José do rosário Vellano - UNIFENAS

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Agroquímica/Agrobioquímica, Doutorado e Pós-Doutorado em Zootecnia pela mesma Instituição. Atua principalmente nas áreas de: (I) Bioquímica animal, (II) Metabolismo e nutrição de não ruminantes, (III) Avaliação de alimentos e alimentação animal e (IV) Avicultura. Possui vínculo empregatício com a Universidade José do Rosário Vellano/ Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS/FETA), em tempo integral, como professora e pesquisadora. Participa dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: "Ciência Animal - UNIFENAS", "Metabolismo Animal e Farmacologia Veterinária - UFLA", "Pesquisa na Agropecuária para Agricultura Familiar - UNIFENAS", "Biotecnologia de Microrganismos - UFSJ".

Fernando Ferrari Putti, Faculdade de Ciências e Engenharia - Campus Tupã

Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócios(2012), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho do Campus Experimental de Tupã, Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) (2014) e Doutorado (2015) pela FCA/ UNESP- Botucatu.Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Engenharia do Campus de Tupã no Departamento de Engenharia de Biossistemas. Participa dos seguintes grupos de Pesquisa do CNPq:Sistemas Fuzzy aplicados nas Ciências Agrárias, BAIA - Instalações, Ambiência e Bem estar Animal. Docente permanente do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Sistemas de Produção na Agropecuária e docente permanente do Programa de Pós Graduação (Doutorado) em Agricultura Sustentável. Professor Visitante do Programa de pós Graduação em Horticultura (FCA/UNESP). Atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, água tratada magneticamente, matemática aplicada e computacional, e sistemas fuzzy aplicados às ciências agrárias, estatística e agronegócio. E professor visitante da Universidade José do Rosário Vellano. 

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Published

2019-03-21

How to Cite

Bassotto, L. C., Angelocci, M. A., Naves, L. de P., & Putti, F. F. (2019). Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais. Interações (Campo Grande), 20(1), 207–220. https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1671