Relações de comercialização entre compradores e produtores de leite do sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1671Palabras clave:
administração rural, gestão comercial, desenvolvimento agropecuário, pecuáriaResumen
O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre as empresas compradoras de leite e os produtores rurais de oito cidades do Sul de Minas Gerais e verificar a influência dessas relações em diversos fatores de produção nos resultados econômicos provenientes da produção leiteira e outras áreas da atividade necessárias para a produção láctea. Para isso, foram realizadas entrevistas de campo com 115 produtores rurais das cidades de Campestre, Caldas, Elói Mendes, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Ipuiuna e Machado. Após a coleta de dados, foram realizadas análises para verificar a relação existente entre diversos fatores de produção que sofrem impactos a partir das relações de comercialização entre os produtores de leite e as empresas compradoras do produto na região. Os resultados permitem concluir que diversos fatores necessários para o processo produtivo são influenciados pelo relacionamento entre os agentes citados, e o resultado dos processos de comercialização podem impactar não somente os lucros, mas também outras áreas da atividade leiteira necessárias para o processo produtivo.Citas
ARRUDA, M. P.; GIRÃO, L. F. A. P.; LUCENA, W. G. L. Assimetria informacional e o preço das ações: análise da utilização das redes rociais nos mercados de capitais brasileiro e norte-americano. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 26, n. 69, p. 317-30, set./dez. 2015.
AZZOPARDI, M.; CORTIS, D. Implementing automotive telematics for insurance covers of fleets. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, Chile, v. 8, n. 4, p. 59-67, 2013.
BELING, S.; BENDER. M. Estudo da cadeia produtiva do leite no município de Horizontina, com ênfase na análise do segmento de produção primária, 2009. In: ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA, 5., Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.fee.rs.gov.br/eventos/encontro-de-economia-gaucha/5-encontro-de-economia-gaucha-2010/
BLAND, S. I.; MUMBACH, G. L.; DIEL, M. I.; PORTELA, V. O.; SCHNEIDER, F. J. A.; SILVA, D. R. Dados preliminares sobre características de propriedades de bovinocultura leiteira da região Noroeste do RS. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cruz Alta, RS, v. 2, n. 1, s.p., 2015.
BOEHS, C. G. E.; SEGATTO-MENDES, A. P. Identificação de mecanismos de controle em alianças estratégicas para desenvolvimento tecnológico: um estudo múltiplo de casos no setor metal-mecânico ao longo das fases do relacionamento. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 199-221, jul./set. 2007.
BRITT, J. H. Dairy farming in the midwest and USA in 2067. In: TRI-STATE DAIRY NUTRITION CONFERENCE, 26., 2017, Fort Wayne USA. Anais [...]. Fort Wayne USA: Ohio State University, 2017. p. 11-21.
CÓRDOVA, F.; DURÁN, C.; SEPÚLVEDA, J.: FERNÁNDEZ, A.; ROJAS, M. A proposal of logistic services innovation strategy for a mining company. Journal of Technology Management & Innovation, Santiago, Chile, v. 7, n. 1, p. 175-85, 2012.
CRUSAFÓN, C. La nueva era mediática: las claves delescenario global. Barcelona: Bosch, 2012.
DAL MAGRO, C. B.; DI DOMENICO, D.; KLANN, R. C.; ZANIN, A. Contabilidade rural: comparativo na rentabilidade das atividades leiteira e avícola. Revista Online de Custos e Agronegócio, Recife, v. 9, n. 1, p. 2-22, 2013.
DEZIOT, A. E. R. Pequenas empresas de tecnologia da informação e comunicação do estado do Rio de Janeiro à luz do radar da inovação: identificação e análise dos principais obstáculos para os processos de inovação. Revista Eletrônica Sistema & Gestão, Brasília, v. 9, n. 3, p. 394-405, 2014.
HERMIDA, O. V.; GARCÍA, F. B. Innovaciones comunicativas y cambios de los sistemas socioeconómicos. Interpretaciones de sus efectosenlos textos científicos. Revista de Estudios Sociales, Bogotá, Colômbia, v. 56, n. 2, p. 67-79, abr./jun. 2016.
HUTTER, K.; HAUTZ, J.; DENNHARDT, S.; FÜLLER, J. The impact of user interactions in social media on brand awareness and purchase intention: the case of MINI on Facebook. Journal of Product & Brand Management, v. 22, n. 5-6, p. 342-51, 2013.
KASHONGWE, O. B.; BEBE, B. O.; MATOFARI, J. W.; HUELSEBUSCH, C. G.. Associations between milking practices, somatic cell counts and milk postharvest losses in smallholder dairy and pastoral camel herds in Kenya. International Journal of Veterinary Science and Medicine, v. 5, n. 1, p. 57-64, 2017.
LEÃO, L. M. S.; MELLO, S. C. B. Institucionalização como mecanismo de controle de marketing. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 252-67, abr. 2010.
LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração de São Paulo, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 116-28, jan./mar. 2014.
MACEDO, D. L.; RODRIGUES, L. C.; SILVEIRA, A. Sistema de inteligência acadêmica na gestão de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 136-60, set./dez. 2011.
MACHADO, E. M. Financiamentos de longo prazo para a aquisição de bens e equipamentos com recursos do FAT: um estudo sobre a importância dessa linha de crédito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios Financeiros) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.
MORALES, S. C. V. El análisis y evaluacióndel microambiente empresarial para laestrategia de desarrollo de nuevos mercados geográficos (Examen Complexivo) UTMACH. Machala, Equador: Unidad Académica de Ciencias Empresariales, 2015.
NEVES, M. F. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2012.
OLIVEIRA, J. S.; GOMES, A. L.; MEDEIROS, J. G. Análise de eficiência e alocação de recursos na produção leiteira do estado do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Anais [...]. Londrina: IAPAR, 2007.
PINTO, E. C.; GONÇALVES, R. Globalização e poder efetivo: transformações globais sob efeito da ascensão chinesa. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 449-79, ago. 2015.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SERRANO, M. M.; HERMIDA, O. V. La mediación comunicativa de las identidades individuales y colectivas. Revista Latina de Comunicación Social, Ilhas Canarias, n. 70, p. 552-565, 2015.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008.
ZALUSKI, F. C.; FRAGA, C. R. M.; HEDLUND, P. R.; SANTOS, L. F. I. Análise SWOT no diagnóstico estratégico de uma agroindústria familiar rural. Salão do Conhecimento, Ijuí, RS, v. 3, n. 3, s.p., 2017.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.