Concepts of development and learning in children with microcephaly: representations of university students
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.1995Keywords:
social representations, microcephaly, development, university students, learningAbstract
The present work aimed to discuss the social representations of university students about microcephaly, development, and learning. The work was carried out with 100 students. We used a semi-structured interview analyzed by IRAMUTEQ software. Representations permeate the understanding of microcephaly as a disease that limits development and learning. It is noticed the need for new studies that contribute to the most critical discussion regarding this problem.
References
ANACLETO, J. M. B. Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educação. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 133-51, 2016.
BRANCO, N. Actividade Física Adaptada numa unidade de intervenção especializada em multideficiência. Porto: N. Branco, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.
CAMARGO JR., K. R. D. Zika, microcefalia, ciência e saúde coletiva. Physis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 9-10, 2016.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 20 set. 2016.
CAVALCANTE, A. C. S. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Teresina: UAB/FUEPI/NEAD, 2012.
COSTA, A. M. A determinação social da microcefalia e o saneamento. Recife: Fundação Oswaldo Cruz, 2016. Disponível em: http://scf.cpqam.fiocruz.br/eventozika/pdfs/Andre_Monteiro_Zika_ABCDE_2016.pdf.Acesso em: 20 set. 2016.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
DUARTE, E.; GARCIA, L. P. Pesquisa e desenvolvimento para o enfrentamento da epidemia pelo vírus Zika e suas complicações. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 25, n. 2, p. 231-2. 2016.
GITAHY, R. R. C.; DA SILVA, J. P.; TERÇARIOL, A. A. L. O uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as salas de recursos multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 111-130, 2016.
LIMA, L. A. D. Formação docente para atuação com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2016.
LINO, J. Estratégias de integração e facilitação da aprendizagem, para alunos com microcefalia nas aulas de Educação Física: estudo de caso de uma turma. 2013. Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola EB 2,3/S da Guia junto da Turma do 10º Ano ano letivo 2012/2013. Relatório Final (Mestrado em Ciências do Desporto e Educação Física) – Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2013.
LÖWY, I. Zika and Microcephaly: can we learn from history? Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 11-21, 2016.
LUCCHESE, G.; KANDUC, D. Zika virus and autoimmunity: from microcephaly to Guillain-Barre syndrome, and beyond. Autoimmunity reviews, August, v. 5, n. 8, p. 801-08, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27019049. Acesso em: 20 set. 2016.
MESTRINER, R. G. Uma realidade revisitada em tempos de Zika vírus e microcefalia: estamos preparados para comunicar um diagnóstico de deficiência? Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 98, 2016.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOURA, E. A.; MATA, M. S.; PAULINO, P. R. V.; FREITAS, A. P.; ALBERTO, C., JÚNIOR, M.; MÁRMORA, C. H. C. Os Planos Genéticos do Desenvolvimento Humano: A Contribuição de Vigotski. Revista Ciências Humanas, Taubaté, SP, v. 9, n. 1, p. 106-14, 2016.
MOREIRA, A. S. S.; OLIVEIRA, P. A. B. Infecção pelo zika vírus e malformações do sistema nervoso central. In: JORNADA CIENTÍFICA DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFESO, 27., 2016, Teresópolis. Anais [...]. Teresópolis: UNIFESO, 2016.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse: son image et son public. Paris: PUF, 1976. [Conforme impressão de 1961].
REIS, R. P. Aumento dos casos de microcefalia no Brasil. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte. v. 25, n. 6, p. S88-S91, 2015.
SÁ, L. M. S. M. P. Intervenção precoce e microcefalia: estratégias de intervenção eficazes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de
Educação Especial no Domínio Cognitivo-Motor) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, Portugal, 2013.
SANTOS, D. D. O processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: metodologias de ensino na alfabetização da criança nas séries iniciais. Monografia (Curso de Pedagogia do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Nova Cruz, Rio Grande do Norte. 2016. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/5d814cf713d2e0dfc41684bf675e24e7_2048.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.
VALA, J. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. Psicologia Social. 2. ed. Lisboa: Fundação Ca., 2004. p. 457-502.
VENTURA, C. V.; MAIA, M.; BRAVO-FILHO, V.; GÓIS, L. A.; BELFORTE JR., R. Zika virus in Brazil and macular atrophy in a child with microcephaly. The Lancet, v. 387, n. 10.015, p. 228. 2016.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Pensamento e linguagem, 2011, p. 93-5. [Versão para eBook eBooksBrasil.com. Disponível em: www.jahr.org].
VYGOTSKY, L. S. Obras completas: fundamentos da defectologia. Tomo V. Tradução de Maria del Carmen Ponce Fernández. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.