Concepciones de desarrollo y aprendizaje en niños con microcefalia: representaciones de estudiantes universitarios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.1995

Palabras clave:

representaciones sociales, microcefalia, desarrollo, universitarios, aprendizaje

Resumen

El presente trabajo objetivó discutir las representaciones sociales de universitarios acerca de la microcefalia, el desarrollo y el aprendizaje. El trabajo se realizó con 100 estudiantes. Se hizo uso de una entrevista semiestructurada analizada por el software IRAMUTEQ. Las representaciones atraviesan la comprensión de la microcefalia como enfermedad que limita el desarrollo y el aprendizaje. Se percibe la necesidad de nuevos estudios que contribuyan a la discusión más crítica frente a esa problemática.

Biografía del autor/a

Edna Brito Amaral, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Psicóloga pela UFPI/Parnaíba.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Doutor em Psicologia Escolar e Educacional pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor associado do  Programa  de  Pós-Graduação  (Stricto  Sensu) em Psicologia da UFPI. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

Luisa Nayra Silva Gomes, Universidade Estadual do Piauí (UFPI)

Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual do Piauí (UFPI). Pedagoga pela UFPI.

Ludgleydson Fernandes Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Psicologia pela Universidad de Granada (Espanha), com período sanduíche na Università di Bologna (Itália). Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), mestre em Psicologia Social e especialista em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Psicólogo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Stricto Sensu) e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2021-06-02

Cómo citar

Amaral, E. B., Negreiros, F., Gomes, L. N. S., & Araújo, L. F. (2021). Concepciones de desarrollo y aprendizaje en niños con microcefalia: representaciones de estudiantes universitarios. Interações (Campo Grande), 22(1), 165–176. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.1995