Educação para o turismo de natureza no Pantanal de Mato Grosso do Sul

  • Aracy Loureiro Carmello
Palavras-chave: Turismo de natureza, cultura pantaneira, educação ambiental, imagem geográfi ca, turismo sustentável.

Resumo

Turismo de Natureza (rural, pesca e ecoturismo) é um segmento da atividade turística, que procura utilizar de forma sustentável o patrimônio natural e cultural. Por intermédio dele, pode-se incentivara conservação, preservação e restauração desse patrimônio buscando a formação de uma consciência ambiental através da percepção e interpretação do meio ambiente, promovendo, assim, o bem-estar das populações envolvidas. Neste sentido, existe uma proposta pedagógica de se criar Escola Técnica Rural na 8ª Região Pantaneira, paradar ênfase ao Turismo de Natureza no Pantanal sul-mato-grossense, objetivando resgatar e conservar as raízes culturais pantaneiras, coma singularidade que lhe é peculiar. Visa, também, desenvolver atravésdo Turismo de Natureza, uma percepção da imagem geográfica coma valorização da imagem cultural que, associadas, poderão promover uma nova imagem do Turismo sustentável na região.

Referências

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo : SENAC, 1998.

BOULLON, Roberto. Planifi cación del espacio turístico. México : Trillas, 1985. 245 p.

LA ORGANIZACIÓN MUNDIAL DEL TURISMO. Lo que todo gestor turistico debe saber. Madri-Espanha, 1998. 76 p.

MIOSSEC, Jean-Marie. Um modèle de l’espace tourístique. Révue Géographique, Paris, n. 01, 1975.

OLIVEIRA, Josildete de. Cidade e meio ambiente sob um enfoque sistêmico. In: Turismo – Visão e Ação (Revista Científi ca do Mestrado em Turismo e Hotelaria da UNIVALI), Balneário Camboriú, ano 1, v. 1, p. 45-59, jan./jun. 1998.

RUSCHMANN, Dorís Van de Meene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. São Paulo : Papirus, 1997.

Publicado
2016-05-25
Como Citar
Carmello, A. L. (2016). Educação para o turismo de natureza no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Multitemas, (18). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1018
Seção
Artigos