As minorias e a globalização

Autores

  • Elisa Rodrigues Villanueva
  • Ieda Marques de Carvalho
  • Márcia Delalíbera
  • Neila Barbosa Osório Sinésio
  • Raimunda Luzia de Brito
  • Regina Stela Andreoli de Almeida

Palavras-chave:

Globalização – Minorias – Sociedade

Resumo

Este trabalho, ao abordar aspectos da globalização, procura salientar as conseqüências nefastas por ela causadas a segmentos sociais diversos, em especial aqueles cujo perfil não corresponde ao exigido pelo mundo globalizado. Ao mesmo tempo chama a atenção para as mega tendências, que apontam um futuro em nada promissor para a maioria desses segmentos. Com isso, pretende contribuir para a reflexão e tomadas de posição mais efetivas em um mundo mais justo e fraterno.

Referências

AMMANN, Safira B. Mulher: trabalha mais, ganha menos, tem fatias irrisórias de poder. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n.55, 1997.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice: a realidade incômoda. São Paulo: Difel, 1976.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. 4.ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1995.

BRASIL. Leis. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1998.

_____. Ministério da Justiça. Normas internacionais sobre a reabilitação profissional e emprego de pessoas portadoras de deficiência/

Organização Internacional do Trabalho. Brasília : CORDE, 1994.

_____. Ministério da Justiça. Oportunidades de trabalho para portadores de deficiência: um guia para organizações de trabalhadores. Brasília : CORDE, 1994.

_____. Ministério do Trabalho. Programa. Nacional de Direitos Humanos. Gênero e raça: todos pela igualdade de oportunidades – teoria e prática. Brasília-DF : MTb/Assessoria Internacional, 1998.

_____. Ministério da Previdência e Assistência Social. Para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Brasília: Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes, 1997.

CARDOSO, Edson Lopes. Bruxas, espíritos e outros bichos. Minas Gerais : Mazza, 1992.

CARVALHO, Ieda M. Professor indígena: um educador do índio ou um índio educador? Campo Grande-MS : UCDB, 1998.

CARVALHO, Luiza. Famílias chefi adas por mulheres: relevância para uma política social dirigida. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, (57), 1998.

IRIARTE, Gregório. Neoliberalismo sim ou não. 2.ed. São Paulo: Paulinas, 1995.

O COLAPSO do trabalho. Folha de São Paulo, 01 maio 1998. Caderno Especial, p.1. PAULO NETO, José Paulo. Transformações societárias e serviço social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo : Cortez, (50), 1996.

PEREIRA, Heitor José. Megatendências da globalização. Curso de Especialização em Gestão Governamental, UFMS, 1997/1998. (Texto de aula).

SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. 3.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1996.

SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia. 8.ed. São Paulo : Best Seller, 1994.

SPOSATI, Aldaíza. Mínimos sociais e seguridade social: uma revolução da consciência da cidadania. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo : Cortez, (55), 1997.

STIGLITZ, Joseph. O pós-consenso de Washington In: Jornal Folha de São Paulo, 12 jul. 1998. Caderno Mais. TREVISAN, Leonardo. Abolição um suave jogo político. 2.ed. São Paulo : Moderna, 1988.

VERAS, Renato. País jovem com cabelos brancos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro : Record, 1997.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Villanueva, E. R., de Carvalho, I. M., Delalíbera, M., Osório Sinésio, N. B., de Brito, R. L., & Andreoli de Almeida, R. S. (2016). As minorias e a globalização. Multitemas, (14). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1160

Edição

Seção

Artigos