História da assistência social no Brasil

Autores

  • Elisa Rodrigues Villanueva
  • Ieda Marques de Carvalho
  • Márcia Delalíbera
  • Raimunda Luzia de Brito

Palavras-chave:

assistência, assistencialismo, justiça social.

Resumo

Este trabalho aborda a assistência social no Brasil buscando as suas vinculações com os primórdios da assistência, desde a era précristã, com vistas a resgatar a trajetória de esvaziamento do sentido humano no trato com o proletariado. Nessa perspectiva é enfocada, também, a situação social no Brasil colônia, na república e no contexto sócio-político atual. Na busca de reforçar a importância da construção da assistência social como direito à sobrevivência em padrões éticos de dignidade, explicita o entendimento dado aos conceitos de assistência e assistencialismo, bem como os conceitos de pobreza estrutural e pobreza conjuntural. Com isso, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de ações coerentes com o ideário de justiça redistributiva que permita extirpar, de vez, com o modo conservador e socialmente regressivo de propor e proceder à seletividade que ainda mantém o caráter de ajustamento e tratamento emergencial sem o compromisso com a efetiva erradicação da pobreza.

Referências

ALAYÕN, Norberto. Assistência e assistencialismo – controle dos pobres ou erradicação da pobreza? Trad. Balkys Villalobos de Netto. São Paulo : Cortez, 1992.

CARVALHO, Ieda M. Como se justificam as perspectivas atuais da educação brasileira caminhando pela história. In: Série Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: UCDB, n. 6, p. 71-105, nov. 1998.

CARVALHO, Laerte R. As reformas pombalinas de instrução pública. São Paulo : Saraiva, 1978.

OS DESAFIOS da implementação da Lei Orgânica de Assistência Social. In: Seminário Assistência Social em Debate. Anais... Fortaleza: CRESS 3ª Região, 1996.

HOORNAERT, Eduardo et alii. História da Igreja no Brasil. 4.ed. Petrópolis-RJ : Vozes, 1992.

IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Debates, CRESS- -CE, Fortaleza : Expressão, (6), 1997.

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. São Paulo : Cortez, 1993.

MARTINS, Lília Christina de O. Considerações sobre a assistência social. Franca, 1993. Tese (Doutorado) – UNESP.

PEREIRA, Potyara. A assistência social como garantia de direitos – críticas aos equívocos conceituais e políticos. Dez., 1989. (mimeo)

PRIORI, Mary del (org.). O papel branco, a infância e os jesuítas na colônia. In: História da criança no Brasil. São Paulo : Contexto, 1991.

SANTOS, Lucinete. Assistência social na atual conjuntura brasileira. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 49, p.20-28, 1995.

SAVIANI, Demerval. Educação e política no Brasil. 2.ed. São Paulo : Cortez, 1988.

SERVIÇO SOCIAL: as respostas da categoria aos desafios conjunturais. In: IV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – Congresso Chico Mendes. São Paulo : Cortez, 1991.

SPOSATI, Aldaíza de Oliveira (coord.). Carta-Tema: A assistência social no Brasil 1983 / 1990. São Paulo : Cortez, 1991.

SPOSATI, Aldaíza de Oliveira et alii. A assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise. 5.ed. São Paulo : Cortez, 1992.

_____. Assistência X assistencialismo X assistência social – Coletânea de textos básicos. Brasília : CNAS, 1995.

VERDÈS-LEROUX, Jeannine. Trabalhador social – prática, hábitos, ethos, formas de intervenção. Trad. René de Carvalho. São Paulo : Cortez, 1986.

YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Como Citar

Villanueva, E. R., de Carvalho, I. M., Delalíbera, M., & de Brito, R. L. (2016). História da assistência social no Brasil. Multitemas, (14). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1163

Edição

Seção

Artigos