Concepção educativa na prevenção de drogas nas escolas: uma abordagem psicodramática

Autores

  • Rosa Maria Silvestre Santos
  • Marta Helena De Freitas Silva

Resumo

Este trabalho descreve uma investigação sobre a prevençãoao uso abusivo de drogas nas escolas do Plano Piloto em Brasília-DF, desenvolvida em duas etapas distintas e complementares. Na primeira etapa, quantitativa, realizou-se uma sondagem entre 28 orientadores educacionais - O.E. de escolas públicas e 18 de escolas particulares, com objetivos de averigüar a participação desses profissionais em cursos de prevenção a drogas e respectivos efeitos sobre suas práticas educativas. A segunda etapa, qualitativa, consistiu na aplicação e posterior avaliação de um treinamento em prevenção de drogas, inspirado na abordagem psicodramática, em uma escola particular, do qual participaram três O.E. e outros 146 profissionais. O objetivo desta segunda etapa foi o de averiguar as influências do treinamento sobre o grupo. Na primeira etapa, os resultados mostraram que boa parte dos O.E. nunca realizou algum curso de prevenção a drogas (12,6% e 39%, respectivamente, entre os das escolas públicas e os das escolas particulares); a maioria dos cursos realizados inspiravam-se apenas na informação (41,7% e 54,5%); a maioria dos O.E. avaliam positivamente a produtividade dos cursos realizados (90,4% e 72,7%), o mesmo não ocorrendo quanto à avaliação de sua aplicabilidade (46,4% e 45,5%). Na segunda etapa, registrou-se que o treinamento pautado sobre o referencial psicodramático pode dificultar ou facilitaro engajamento num trabalho preventivo nas escolas, na medida em que mobiliza, nos profissionais envolvidos, conteúdos afetivos e psicossociais muito intensos em relação ao fenômeno da droga. Entretanto, superadas as resistências iniciais, prepara os profissionaispara um trabalho educativo e formativo, garantido por uma constante abertura no canal de comunicação com o jovem.

Referências

ARATANGY, Lidia R. Doces Venenos Conversas e Desconversas sobre Drogas. 4. ed. São Paulo : Olho d’Água, 1991.

BERGERET, J.; LEBLANSC, J. Toxicomanias: uma visão multidisciplinar. Porto Alegre : Artes Médicas, 1991.

BOCCOLONI, R. S. Sociodrama da Droga. In: 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA. Anais... FEBRAP, 1990.

BUCHER, R. Prevenção ao uso indevido de drogas: Programa de Educação Continuada. Vol. 1 e 2. Brasília : EdUnB, l989.

CARLINI, E. A.; CARLINI-COTRIM, B. H. R. S. & SILVA-FILHO, A. R. Sugestões para programas de prevenção ao abuso de drogas no Brasil. São Paulo : EPM/CEBRID, l990.

COTRIM-CARLINI, B. & ROSEMBERG, F. Drogas: Prevenção no cotidiano escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 74, p. 40-46, ago. l990.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho. 3. ed. São Paulo : Cortez/ Oboré, l988.

MARTIN, G. E. e J. L. MORENO. Psicologia do encontro. São Paulo : Livraria Duas Cidades, 1984.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo : Cultrix, 1987.

RAMOS, M. E. C. Grupos de drogadependentes e terapia psicodramática: Um estudo de caso. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA. Anais... Águas de São Pedro, l994.

TIBA, I. Respostas sobre drogas. São Paulo : Editora Scipione, 1994.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Silvestre Santos, R. M., & De Freitas Silva, M. H. (2016). Concepção educativa na prevenção de drogas nas escolas: uma abordagem psicodramática. Multitemas, (8). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1264

Edição

Seção

Artigos