Campo Grande e o estado do Mato Grosso do Sul no centro da rota sul americana dos litorais atlântico e pacífico

Autores

  • Cleonice Alexandre Le Bourlegat

Resumo

A crise no centro do capitalismo mundial, iniciada nos anos 70, e a resposta dos países sul americanos ampliando suas exportações dentro e fora do continente, envolveu não só o processo de formação de mercados regionais de acordos de livre comércio, como do estabelecimentode corredores de transporte interregional. Os primeiros acordos de transporte interregional iniciaram-se entre os países do Mercosul, na década de 70. Até novembro de 1996, já havia mais 5 países adeptos (Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela), quando foi aprovado um acordo de “transporte multimodal” em Monte vidéu, que deverá em breve ser operacionalizado. O Mato Grosso do Sul ocupa uma posição central no continente, tendo Campo Grande como centro geográfico do estado, que facilita articulação com todos os quadrantes da América do Sul e uma distância igual entre os portos dos dois oceanos. No entanto, o processo de ocupação humana e econômica iniciado nos litorais coloca esse território central numa posição periférica diante dos núcleos de ocupação litorâneos e um relativo isolamento diante dos portos marítimos de exportação. Esse estado conta, no entanto, a seu favor, com eixos infra-estruturais de transporte na disposição e orientação adequadas para os objetivos de circulação dos produtos. No entanto, necessitam ser integrados, reestruturados, revitalizados e finalizadas algumas obras já iniciadas, para tornar a circulação das mercadorias mais rápida e de menor custo, de forma a poder enfrentar a competitividade internacional. Campo Grande, criada no século passado, já conta com cerca de 700.000 habitantes, catalisando grande parte do dinamismo econômico regional, com base na cultura de cereais e pecuária e na agroindústria, e contendo o espaço mais fluído e conectado com as áreas externas. Por outro lado, por apresentar espaços quase virgens do ponto de investimentos fixos, a cidade mostra-se receptiva às inovações ligadas a infra-estruturas. As possibilidades que se apresentam a Campo Grande e ao Mato Grosso do Sul, na condição de centro de rota dos transportes regionais dentro do continente sul americano, dar-se-iam tanto na direção do oceano Atlântico como do Pacífico, a partir de um conjunto de corredores de transporte que poderão se estabelecer, ligando os dois oceanos (integração bioceânica). Para alguns estudiosos do assunto, Campo Grande formaria com Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra um verdadeiro triângulo central de integração dentro do continente.

Referências

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO TIETÊ PARANÁ-ADTP. Fluxo de investimentos no Brasil depende da oferta de energia. São Paulo, ago. 1996..

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO MATO GROSSO DO SUL/ADMS. Alternativas dinamizadoras de investimentos não institucionais para o desenvolvimento sustentado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande : ADMS/Cogente, 1996.

ALVES, Waldemar Reis. A Ferronorte. Palestra apresentada no SEMINÁRIO SOBRE “MATO GROSSO DO SUL: OS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO E A INTEGRA ÇÃO”, Campo Grande-MS, ago, 1996.

AMBIENTALISTAS condenam a hidrovia. Diário da Serra, Campo Grande-MS, 26 out. 1996.

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRÁS/AETP. Gasoduto Brasil-Bolívia. Rio de Janeiro.

BARAT, Josef. Transportes no Mercosul: mudanças necessárias. O Estado de São Paulo, 20 jan. 1997. Caderno B. BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Departamento de Planejamento Agrícola da Secretaria de Política Agrícola. Corredores de Transporte Multimodais, nov. 1996.

CARRÓN, Juan Maria. Transporte Multimodal Mercosul/Paraguai Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de senador do Paraguai e presidente da Comissão de Recursos Naturais, População e Meio Ambiente, do senado paraguaio. CAVACO, Adérito C. A União das redes de transporte de Algarve e Sevilha. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, Sevilha, dez. 1996.

COALICIÓN Rios Vivos. Região Tietê-Paraná. Boletim Rios Vivos, Montevidéu, maio 1996.

FOURNIER, Bernard. As mutações do transporte rodoviário na França. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de sub-diretor dos transportes rodoviários do Ministério de Transportes da França, Sevilha, dez. 1996.

GONZALES, Ricardo. A Estação Intermodal do Aeroporto de Alava- -Espanha. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de diretor do Centro de Transportes de Mercadorias de Málaga. Sevilha, dez. 1996.

GOVERNO de Mato Grosso pede ao CIH mudança do porto inicial da hidrovia. Folha do Estado, Cuiabá, 16 abr. 1996.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL/PETROBRÁS S.A. Macrocenários e Tendências Mundiais, Nacionais e de Mato Grosso do Sul 1996/2010. Campo Grande-MS, 1996.

_____.Diagnóstico sócio-econômico do Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS, 1996.

HAMZA, Ottmani. A situação do transporte no norte da África. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de de diretor de tranportes do Ministério de Transportes de Marrocos, Sevilha, dez. 1996.

INTERNATIONAL RIVERS NETWORK. Considerando a Hidrovia. Berekley, 1994.

JALDON, Juan Millan. A experiência de Andaluzia em desenvolvimento sustentável com os transportes. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de secretário da Federação General de Transportistas de Andalucia, Sevilha, dez. 1996.

LARRAMENDI, José Luís. Aspectos gerais do transporte no Mercosul. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de sub-diretor de transportes do Ministério de Transportes do Uruguay e representante uruguaio no Mercosul para assuntos de transportes, Sevilha, dez. 1996.

LE BOURLEGAT, Cleonice A. Desenvolvimento do setor agrícola brasileiro através do Transporte Multimodal. Palestra proferida no 7° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE INTERMODAL, na condição de representante do Brasil, através da UCDB e Ecosul, Sevilha, dez. 1996.

LOPES, Ricardo. Ferrovia Novoeste. Palestra proferida no SEMINÁRIO “MATO GROSSO DO SUL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO”, Campo Grande- -MS, ago. 1996.

MATTOS, Sérgio de. Corredor Operacional do Centro Leste. Palestra proferida no SIMPÓSIO “MATO GROSSO DO SUL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO”, na condição de representante da COCTCL, Campo Grande-MS, ago. 1996.

OLIVEIRA, Ricardo S. de. A Hidrovia Paraná-Paraguai. Palestra proferida no SEMINÁRIO “MATO GROSSO DO SUL: OS CAMINHOS PARA O DESESNVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO”, na condição de representante da H. Dantas. Campo Grande-MS, ago. 1996.

PETROBRÄS.S/A. Gasoduto Bolívia-Brasil. Set. 1993.

_____. Hidrovia: riesgos e impactos. Campo Grande-MS, 1996.

RABINOVICI, Moisés. Primeira Viagem pela Hidrovia Mercosul. O Estado de São Paulo, 6 abr. 1997. Caderno especial do Caderno 2.

RIBERA, L. G. Capobianco. Ruta Central del América del Sur: bases para la elaboración de la ley de carreteras. La Paz : Bolivia dos Mil S.R.L., 1996.

SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ INTERGOVERNAMENTAL DA HIDROVIA - CIH. Esfuerzos del CIH, Participación y Difusión de Información. Documento apresentado na III REUNIÃO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA, Campo Grande-MS, nov. 1996.

TAYLOR_GOLDER_CONSULAR_CONNAL. Evaluacio Del Impacto Ambiental Del Mejoramento de La Hidrovia Parguay- -Parana. Buenos Ayres, 1996.

VIOTTI, Maria Luiza Ribeiro. O Mercosul, meio ambiente e aspectos transfronteiriços. Palestra apresentada na III REUNIÃO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA SOBRE A HIDROVIA PARANÁ- -PARAGUAI, na qualidade de chefe da delegação do Braisl no Comitê Intergovernamental da Hidrovia-Paraná-Paraguai, Campo Grande-MS, 1996.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Le Bourlegat, C. A. (2016). Campo Grande e o estado do Mato Grosso do Sul no centro da rota sul americana dos litorais atlântico e pacífico. Multitemas, (8). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1266

Edição

Seção

Artigos