A saúde permeada pela espiritualidade

  • Pedro Pereira Borges Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Rafael Sousa Ferreira Universidade Católica Dom Bosco
  • Isabela Diamante Teixeira de Sousa Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Palavras-chave: saúde, espiritualidade, logoterapia.

Resumo

A espiritualidade sempre fez parte da esfera do homem, mas, quando se trata de uma vida saudável, não é raro encontrar teorias e abordagens que procuram excluir a espiritualidade da vida humana. O Artigo apresentado trata de um estudo sobre a espiritualidade como uma condição básica para uma boa saúde, seja física ou psíquica. Outrossim, procurou mostrar que alguns argumentos que acusam a falta de cientificidade da espiritualidade não se sustentam, especialmente nas questões psíquicas, em que cada vez mais cresce a importância de uma vida espiritual saudável. Nesse sentido, foi dedicado uma parte especial para explanar sobre a logoterapia e algumas de suas abordagens empíricas, que comprovam a eficácia de uma vida espiritual saudável.

Biografia do Autor

Pedro Pereira Borges, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2001), graduação em Filosofia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1989), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente trabalha no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, identidade, educação, estado-nação e história.
Rafael Sousa Ferreira, Universidade Católica Dom Bosco
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2013). Atualmente está cursando Psicologia e Teologia na Universidade Católica Dom Bosco. Tem Interesse em, Religião, Direito Canônico, Psicologia e Teologia.
Isabela Diamante Teixeira de Sousa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2013). Atualmente é Assessora de Procurador na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE/MS). Têm experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal. 

Referências

BENTO XVI. Caritas in veritate. São Paulo: Paulinas, 2009.

CHESTERTON, Gilbert K. The game of psychoanalysis. 1923. Sociedade Chesterton Portugal. Disponível em: <http://sociedadechestertonportugal.blogspot.com.br/2013/07/o-jogo-da-psicanalise.html>.

FRANKL, Viktor. A vontade de sentido. São Paulo: Paulus, 2011.

______. Em busca de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. A presença ignorada de Deus. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GOMES, José Carlos Vitor. A prática da psicoterapia existencial: logoterapia - uma aproximação à obra de Viktor Frankl e o movimento humanístico existencial da Escola de Viena. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.

GRUN, Anselm. A saúde como tarefa espiritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JUNG, C. J. A Psicologia e religião. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

MARINO, Raul Jr. A religião do cérebro – as novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. São Paulo: Gente, 2005.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. Biblioteca virtual de direitos humanos. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html>. Acesso em: ago. 2016.

PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz (Org.). Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2009.

RATZINGER, Joseph. Selecção de textos, 2005. Disponível em: <http://img.cancaonova.com/noticias/pdf/276398_CitacoesCardealRatzinger.pdf>.

SHEEN, Fulton. A paz da alma. São Paulo: Molokai, 2015.

Publicado
2017-05-16