As transformações ocorridas na profissão contábil no Brasil, perante a economia globalizada

Autores

  • Arnaldo Caetano Rocha Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i46.175

Palavras-chave:

Profissional Contábil. Educação continuada. Ética profissional.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a profissão de contador, analista contábil e tudo que se refere à profissão contábil. Considerando que estamos na era da tecnologia e comunicação globalizada, não existe mais a empresa de determinada nação. Tratamos das empresas multinacionais. Portanto o profissional na área contábil é por excelência o transformador de dados em informações, pois dados é forma bruta de alguma coisa sem conhecimento. Dentro desse contexto, o analista contábil tem o dom de transformar os dados em informações que por sua vez são dados lapidados para que os usuários da contabilidade consigam entendê-los e interpretá-los de forma clara e objetiva, pois vivemos em um sistema de inter-relação. Podemos analisar o comportamento do analista contábil, estão passando por uma metamorfose, onde os mesmos estão se adequando as novas áreas profissionais, quebrando paradigmas. A principal ferramenta do futuro é o esforço do profissional, principalmente na área contábil, pois através deste esforço que se busca o conhecimento por meio de grandes desafios. O analista contábil deve valorizar a qualidade do serviço. Na prestação de serviço, deverá observar que o cliente tem que obter o máximo de satisfação e bons resultados pelos serviços executados, pois o mercado de trabalho está muito competitivo e sua dinâmica é constante. Com isso, o profissional na área contábil deixa de ser simples analista e passa a ser um controller. Dessa forma, tende ter a visão macro da situação das entidades.

 

Referências

CORDEIRO, Jailma do Socorro; DUARTE, Ana Maria da Paixão. O profissional contábil diante da nova realidade. Qualit@s - Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2006.

COSENZA, José Paulo. Perspetivas para a profissão contábil num mundo globalizado - um estudo a partir da experiência brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, Porto Alegre, n. 130, jul./ago. 2001.

FAHL, Alessandra Cristina; MANHANI, Lourdes Pereira de Souza. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos, v. 10, n. 12, 2006. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewPDFInterstitial/62/60>. Acesso em: 23 jan. 2014.

FRANCO, Hilário. A contabilidade na era da globalização. São Paulo: Atlas, 1999.

LEAL, Márcio José Amaral. A importância da ética para os profissionais contábeis: um desafio para o contabilista. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NASI, Antônio Carlos. Globalização da economia e as novas tendências da profissão contábil no século XXI. In: SEMINÁRIO REGIONAL INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE, dez./97, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: RBC.

ANDERSON. CONCEITOS contábeis de resultados e princípio de competência. Artigos, 22 out. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/conceitos-contabeis-de-resultados-e-principio-de-competencia/25872/>. Acesso em: 11/01/2014.CORDEIRO, Jailma do Socorro; DUARTE, Ana Maria da Paixão. O profissional contábil diante da nova realidade. Qualit@s - Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2006.

ANTUNES, Maria Tereza Pompa. Capital intelectual. São Paulo: Atlas, 2000.

COSENZA, José Paulo. Perspetivas para a profissão contábil num mundo globalizado - um estudo a partir da experiência brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, Porto Alegre, n. 130, jul./ago. 2001.

FAHL, Alessandra Cristina; MANHANI, Lourdes Pereira de Souza. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos, v. 10, n. 12, 2006. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewPDFInterstitial/62/60>. Disponível em: <sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/download/62/60>. Acesso em: 23 jan. /01/2014.

FRANCO, Hilário. A contabilidade na era da globalização. São Paulo: Atlas, 1999.

LEAL, Márcio José Amaral. A importância da ética para os profissionais contábeis: um desafio para o contabilista. 2012. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2012.

______. Temas Contábeis. São Paulo: Atlas, 1997.

IUDÍCIBUS, Sérgio de, Teoria da Contabilidade , 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. O ensino da contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

______.O contabilista, a ética profissional e a Bíblia. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, Porto Alegre, n. 58, 1986.

______. Preparando-se para a profissão do futuro. Revista do CRC, Paraná, ano 24, n. 120, mar. 1998.

MARION, José Carlos; DOS SANTOS, Márcia Carvalho. Os dois lados de uma profissão. Revista Acadêmica Augusto Guzzo, n. 2, maio/2001.

MARION, José Carlos; IUDÍCIBUS, Sérgio. As faculdades de Ciências Contábeis e a formação do contador. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE, XVI., ano, local. RBC, Porto Alegre, n. 56, 1986.

NASI, Antônio Carlos. Globalização da economia e as novas tendências da profissão contábil no século XXI. In: SEMINÁRIO REGIONAL INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE, Dez./97, local. RBC, Porto Alegre, n. 109, jan./fev. 1998.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Rocha, A. C. (2015). As transformações ocorridas na profissão contábil no Brasil, perante a economia globalizada. Multitemas, (46). https://doi.org/10.20435/multi.v0i46.175

Edição

Seção

Artigos