Identidade e alteridade em contextos de inter/multiculturalidade

Autores

  • Valéria E. N. Barros Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

Palavras-chave:

Guarani-Ñandéva, relações de alteridade, identidade.

Resumo

A reflexão aqui apresentada foi construída a partir de dados coletados e analisados durante a pesquisa que resultou em minha tese de doutorado (BARROS, 2011), e que se debruçou sobre os grupos Guarani Ñandéva que vivem atualmente na bacia do rio Paranapanema, no estado do Paraná. Analisando a trajetória histórica dos Guarani na região em questão, vivenciada em conjunto com outros grupos – indígenas e não-indígenas – , é possível perceber diferentes processos de identificação e diferenciação sendo construídos no/do interior do grupo. Alguns desses processos, articulados em torno do uso e manutenção da língua, bem como da escolarização e das relações de alteridade aí implicadas, serão aqui problematizados.

Referências

AMARAL, Wagner R. As trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

BARROS, Valéria E. N. Mito e história nas narrativas dos Guarani da bacia do Paranapanema. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

______. Da casa de rezas à Congregação Cristã no Brasil: o pentecostalismo guarani na Terra Indígena Laranjinha/PR. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

COSTA, Consuelo de Paiva G. Apyngwa rupigwa: nasalização em Nhandewa Guarani. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

______. Nhandewa ayvu. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

DOOLEY, Robert. Breve relatório de visita aos Guarani Ñandéva no norte do Paraná. [S.l.]: Summer Institute of Linguistics, 1991.

______. Apontamentos preliminares sobre Ñandéva Guarani contemporâneo. [S.l.]: Summer Institute of Linguistics, 1990.

FAUSTINO, Rosângela. Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

MOTA, Lúcio Tadeu. O aço, a cruz e a terra: índios e brancos no Paraná provincial (1853-1889). 1998. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, SP.

NIMUENDAJU, Curt. As lendas da criação e da destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocúva-Guarani. São Paulo: Hucitec, 1987.

PEREIRA, Levi Marques. Parentesco e organização social Kaiowa. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

TOMMASINO, Kimiye. A história dos Kaingang da bacia do Tibagi: uma sociedade Jê meridional em movimento. 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Barros, V. E. N. (2015). Identidade e alteridade em contextos de inter/multiculturalidade. Multitemas. Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/270

Edição

Seção

Artigos