O desenvolvimento local no município de ­Anastácio, MS: a Festa da Farinha – um estudo de caso

  • Lucimara Nascimento da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Heitor Romero Marques Universidade Católica Dom Bosco
  • Bruno Marini Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: Anastácio, Festa da Farinha, desenvolvimento local

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir a produção sustentável dos colonos nordestinos relativa ao evento denominado Festa da Farinha, que anualmente acontece no município de Anastácio, MS, com base na culinária derivada da farinha de mandioca torrada. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo como entrevistas e observação in loco. Trata-se esta de uma cultura que, com a agricultura, fomenta a renda familiar na Colônia Pulador, na zona rural do referido município. O evento anual, normalmente ocorrido em maio, faz com que turistas e a comunidade se desloquem para conhecer o trabalho desse povo que já se encontra na região há mais de um século. A participação popular nesta festa estreita laços culturais, reforça o sentimento de pertencimento à Colônia Pulador, o que faz desse evento uma expressão de desenvolvimento local sustentável.

Referências

ÁVILA, Vicente Fidelis de. Formação educacional em desenvolvimento local: relato de estudo em grupo e análise de conceitos. Campo Grande: UCDB, 2001.

BRASIL. MS. Anastácio: perfil do município. [s.l.]: Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN/MS, 1989.

GRAHAM, Douglas; HOLLANDA FILHO, Sergio Buarque de. Migrações internas no Brasil: 1872-1970. São Paulo: Instituto de pesquisa econômica/CNPq, 1984.

JUNQUEIRA, Luciano Prates. Intersetorialidade, transetorialidade e redes sociais na saúde. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 35-45, 2000.

LANZARINI, Ricardo. A Festa da Farinha de Anastácio/MS: um evento cultural e a parceria SEBRAE/MS na formação de novos espaços de lazer e turismo. Revista Global Tourism, v. 5, n. 1, maio 2009. Disponível em: <www.periodicodeturismo.com.br>. Acesso em: 20 out. 2011.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

PREFEITURA DE ANASTÁCIO. Nossa história. Anastácio, [s.d.]. Disponível em: <http://www.anastacio.ms.gov.br/prefeitura-3-nossa-historia>. Acesso em: 23 set. 2012.

VALE, Ana Lia Farias. Migração e territorialização: as dimensões territoriais dos nordestinos em Boa Vista/RR. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP) do Campus de Presidente Prudente, SP.

Publicado
2015-12-16
Seção
Artigos