O perfil religioso do acadêmico de graduação da Universidade Católica Dom Bosco

  • Pedro Pereira Borges
Palavras-chave: pastoral missão perfil religioso

Resumo

Conhecer o perfil religioso dos acadêmicosde graduação da UniversidadeCatólica Dom Bosco é uma atitude queestá muito além de uma mera curiosidadeiluminista, insere-se numa dinâmicaprópria do estilo salesiano que elaborasuas linhas de ação a partir do conhecimentoda realidade. O presente trabalhoevidencia o pluralismo religiosoexistente entre nossos acadêmicos dagraduação, tendo como base o ano de2008, semestre B, com representação emtodos os cursos oferecidos pela Instituição.O estudo mostra que há, da partedos acadêmicos, grande valorização daquestão religiosa, o que se expressa empercentuais de crenças extremamentesignificativos, não compatíveis, porém,com a prática. O conjunto de informaçõesé de fundamental importância paraa ação pastoral que deve considerar,para maior eficiência e eficácia, o grandepercentual de jovens que não sãocatólicos, ou nem mesmo cristãos. Istosignifica procurar novas metodologiase linguagens capazes de atingir a todos,formando, de igual modo, para a vidae para a vivência de valores. A pesquisaaponta também para um grandenúmero de jovens que sendo católicos,necessitam re-significar sua fé. A pesquisa,por ser bastante abrangente, evidenciacontextos, influências, convicçõese práticas, tendo como pano de fundoincrível a diversidade de crenças e níveisde vivências. Importa, pois, à comunidadeeducativa da Universidade CatólicaDom Bosco, no intuito de realizar aprópria missão da Instituição, tornar-seconhecedora deste perfil religioso paraque, como Universidade em Pastoral, sepossa formar o homem integral.

Referências

ANTONIAZZI, A. Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? In:

CERIS. São Paulo: Paulus, 2004.

CERIS - Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais. São Paulo: Paulus, 2002.

______. São Paulo: Paulus, 2004.

______. Anuário Católico do Brasil 2008/2010 – São Paulo: Promocat Marketing Integrado, 2009.

FERNANDES, S. R. A. Mudanças de religião no Brasil: desvendando sentidos e

motivações. São Paulo: Palavra e Prece, 2004. (Coleção CERIS).

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Retrato das religiões no Brasil. Disponível

em: <http://www.fgv.br/cps/religioes/inicio.htm>.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . (Várias páginas consultadas em datas diversas). PLANO DE PASTORAL. UCDB, 2009.

Publicado
2016-03-08
Como Citar
Borges, P. P. (2016). O perfil religioso do acadêmico de graduação da Universidade Católica Dom Bosco. Multitemas, (38). https://doi.org/10.20435/multi.v0i38.646
Seção
Artigos