Projeto Comunitário de Esporte e Lazer: uma ação de extensão universitária

Autores

  • José Luis de Paiva

Palavras-chave:

Extensão Universitária esporte lazer

Resumo

A partir de um entendimento de extensão universitária, fruto de revisão bibliográfica e reflexão, o artigo analisa o Projeto Comunitário de Esporte e Lazer, coordenado pelo Curso de Educação Física da UCDB, e realizado no Centro Popular Aero Rancho, em parceria como Governo do Estado de Mato Grossodo Sul. Partindo do pressuposto de que uma das características principais da Extensão é o estabelecimento de uma relação entre Universidade e demais grupos sociais, cercada de características próprias que lhe emprestem o estatuto acadêmico e não de uma simples prestação de serviço, é observada a experiência do Projeto Comunitário de Esporte e Lazer. Concluiu o artigo, que o Projeto em questão, apesar dos avanços ainda necessários, caracteriza-se como uma prática “não-extensionista”que pode contribuir de forma positiva tanto internamente, no Curso de Educação Física da UCDB, quanto externamente, junto à comunidade do Aero-Rancho.

Referências

BOTOMÉ, S.P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GARCIA, W.E. Educação contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: McGraw, 1976.

PAIVA, José Luis. Lazer, política cultural e extensão universitária no projeto de ensino, pesquisa e extensão: recreação comunitária. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1995.

SOUSA, A.L.L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

Downloads

Publicado

2016-03-23

Como Citar

de Paiva, J. L. (2016). Projeto Comunitário de Esporte e Lazer: uma ação de extensão universitária. Multitemas, (32). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/707

Edição

Seção

Artigos