Avaliação de desempenho e de rendimento de carcaça de vitelos criados no Pantanal

Autores

  • Edson Rodrigues Santos
  • Thierry Ribeiro Tomich
  • Luiz Eustáquio Lopes Pinheiro

Palavras-chave:

Vitelo Orgânico Pantanal carne orgânica

Resumo

Foram avaliadas as características de desempenho e do rendimento de carcaça, de 525 bezerros da raça  Nelore, incluídos no Programa do Vitelo Orgânico do Pantanal, pertencentes a 21 propriedades localizadas no Pantanal Sul-mato -grossense, criados em pasto e devidamente mineralizados. Cada fazenda disponibilizou 25 vacas entre a primeira e a quarta parições, com crias de uma semana a 45 dias de idade. O Siste-ma de produção seguiu as normas padronizadas, apresentadas no Manual do Produtor de Vitelo Orgânico (VITPAN). A partir do oitavo mês de idade, os bezerros foram vi-sualmente avaliados quanto à adequação da condição corporal para serem abatidos como vitelos. Nessa avaliação, 59% dos bezerros foram considerados aptos para serem abatidos como vitelos. Do lote inicial composto de 525 bezerros, 56 animais considerados terminados foram abatidos. Esses animais foram utilizados para verificar o efeito do sexo, do tipo de pastagem e da idade de abate, sobre peso corporal, peso e rendimentode carcaça. Não foram observadas variações significativas na média de peso ao abate ou para o rendimento e peso de carcaça entre machos (199,9 kg, 52,4% e 104,8 kg) e fêmeas (197,2 kg, 51,9% e 102,4kg) (P>0,05). Os animais criados em pastagem mista apresentaram a média de peso vivo ao abate superior (P<0,05) às médias apresentadas pelos animais criados empastagens nativas e em pastagens cultivadas. Não foram observadas variações significativas nas médias de peso vivo ao abate e médias de peso das carcaças, para os animais abatidos aos oito, nove e dezmeses, mas os animais abatidos aos nove meses apresentaram rendimento de carcaça superior (P<0,05) àqueles abatidos nas demais idades.

Referências

AFONSO, E.; POTT, E.B.; SANTOS, S.A. Avaliação da resposta animal e econômica a um suplemento mineral para bovinos na sub-região da Nhecolândia. Corumbá: Embrapa Pantanal. 1997, 4 p. (Embrapa Pantanal. Pesquisa em Andamento, 15)

EUCLYDES, R.F. Manual de utilização do programa SAEG (Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas). Viçosa: UFV, 1983. 59 p.

FEDERAÇÃO dos Parques Naturais Regionais da França. Projeto de apoio à criação do parque natural do pantanal. Relatório de avaliação final. [Campo Grande], 2002, 40 p.

MOOJEN, J.G.; RESTLE, J.; MOOJEN, E.L.; SILVA, J.H.S. da; SANTOS, G.L. dos. Efeito de época da desmama e da pastagem no desempenho de vacas e terneiros de corte: 2. desempenho de terneiros. Ciência Rural, Santa Maria, v. 24, n. 2, p. 399-403, 1994.

SANTOS, E.R. Manual do produtor de vitelo orgânico – VITPAN. Campo Grande- MS: UCDB, 2001. 15 p.

SANTOS, S.A. et al. Curva de crescimento de bezerros nelores criados em pastagem nativa na sub-região da Nhecolândia, Pantanal. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39., 2002, Recife. Anais... Recife: UFRPE/SBZ, 2002. CD-ROM. (Seção Forragicultura).

SANTOS, S.A. et al. Suplementação de bezerros em pastagens nativas no Pantanal utilizando cochos privativos. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADEBRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2003. CD-ROM.

ZIMMER, A.H. et al. Considerações sobre índices de produtividade da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: EMBRAPA-CNPGC, 1998. 53 p. (EMBRAPA-CNPGC. Documentos, 70).

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

Santos, E. R., Tomich, T. R., & Lopes Pinheiro, L. E. (2016). Avaliação de desempenho e de rendimento de carcaça de vitelos criados no Pantanal. Multitemas, (31). Recuperado de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/757

Edição

Seção

Artigos