A atividade turística na Comunidade de Furnas dos Dionísios

  • Anelize Martins de Oliveira
  • Juscilene Rodrigues da Cunha
  • Maria Bernadete Siqueira Loureiro
Palavras-chave: Furnas dos Dionísios, 2. Patrimônio histórico-cultural, 3. Patrimônio ambiental, 4. Turismo, 5. Interferência turística.

Resumo

Os Dionísios são portadores de um patrimônio histórico-cultural e ambiental de grande relevância para a sociedade sul-mato-grossense, de forma que seus costumes diários e recursos naturais tenham se transformado nos últimos ano sem atrativos. O fluxo de visitantes na região é perceptível, no entanto, o turismo (cultural, ecoturismo e em espaço rural) se desenvolve informalmente, sem gerar benefícios econômicos e sociais para a comunidade. Considerando o valor histórico e cultural que a comunidade apresenta, procurou-se avaliar que o desenvolvimento da atividade turística poderia implicar na perda de identidade e descaracterização de sua cultura. O turismo poderia sim, gerar benefícios ímpares para a localidade;porém, as manifestações culturais e ambientais poderiam sofrer um processo de degradação e para os Dionísios, preservar seu ambiente físico, suas histórias e suas tradições é fundamentar a importância de seu legado para as futuras gerações.

Referências

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 4. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1999.

AMORIM, Cleyde Rodrigues (org.). Negros do Ribeira: reconhecimento ético e conquista do território. São Paulo: ITESP, 1998. (Série Cadernos ITESP/Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania).

DENCKER, Ada de Freitas. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.

DIAS, Lucimar Rosa. Educação para comunidades negras: Escola Zumbi dos Palmares, 2000. (mimeo).

HOSKEN, Fábio e VIGGIANO, Lúcia. Como implantar o turismo rural em sua fazenda. Viçosa/MG: CPT,1997. Manual Técnico.

LEITE, Clara Duran. Furnas dos Dionísios. Revista Arca. Campo Grande, n. 5, out. 1995.

PELLEGRINI, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2. ed. Campinas/SP: Papirus, 1997.

________. Manual Enciclopédico de ecologia e turismo. São Paulo: Manole, 2000.

SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: turismo cultural, ecoturismo e ética. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Aleph, 2000. (Série Turismo).

Publicado
2016-05-10
Seção
Artigos