A questão da unidade dramática - Gil Vicente e Calderon de La Barca
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a ausência de unidade dramática nos teatros de Gil Vicente e Calderon de La Barca. Essa ausência é paradigmática do teatro medieval. Marca, porém, igualmente, o teatro barroco de Calderon. Entender seus fundamentos implica a apreensão dos elementos históricos que estão na base desses teatros. A análise será realizada com o concurso de categorias intra e extra textuais, isto é, dadas pela semiótica e pela história, de modo a permitir a apreensão daqueles elementos, a partir da própria tessiturada obra desses dois dramaturgos. Para tanto, duas peças expressivas dessa ausência foram selecionadas: Farsa das ciganas, de Gil Vicente e O grande teatro do mundo de Calderon de La Barca. Motivou esta análise a crítica histórica de Antonio José Saraiva na obra Gil Vicente e o fim do teatro medieval, com a qual dialogar-se-á, recorrendo-se ao método histórico.References
CALDERON DE LA BARCA, Pedro. Obras completas I – Dramas. Madri : Aguilar, 1969.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. 2. ed. São Paulo : Abril Cultural,1978.
MOISES, Massaud. A literatura portuguesa. 4. ed. São Paulo : Cultrix, 1966.
SARAIVA, Antonio José. Gil Vicente e o fi m do teatro medieval. Lisboa : Livraria Bertrand, 1981.
UBERSFELD, Anne. Semiótica teatral. Traducción y adaptación de Francisco Torres Monreal. 2. ed. Madri : Cátedra/Universidad de Murcia, 1993.
VICENTE, Gil. Obras de Gil Vicente. Porto : Lello & Irmão Editores, 1965.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.