Concepções pedagógicas e o aprendizado informal no sistema étnico Kaiowá/Guarani
Abstract
__
References
BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/ Gua rani - os difíceis caminhos da palavra. Porto Alegre-RS, 1998. Te se (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do RS.
BRANDÃO, C. R. (org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro : Graal, 1992.
GARRIDO, S. P. O pedagogo na escola pública. São Paulo : Loyola, 1991.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Lei nº 9394, de dezembro de 1996). São Paulo : Saraiva, 1997. Títulos VIII e IX. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro : Vozes, 1994. p. 21-22.
MARIZA, C. E. (org.). Pedagogia Frenet: teoria e prática. São Paulo : Papirus, 1995.
MISUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo : E.P.U, 1996.
MELIÁ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo : Loyola, 1979.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro : Forense, 1970.
PIAGET, J.; GRECCO, P. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo : Papel Livros, 1980.
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 1997. p. 509.
RODRIGUES, José Honório. História do Brasil. São Paulo : Campanha Nacional-MEC, 1979. 1ª parte.
ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte : Interlivros, 1972.
SCHADEN, E. Aspectos fundamentais da cultura Kaiowá/Guarani. São Paulo : USP, 1954.
SILVA, Aray Lopes; GRUPIONE, Luís B. Donisete. A temática indígena na escola. Brasília : MEC/MAR/UNESCO, 1995. p. 575-587.
VIGOTSKI. Formação social da mente. São Paulo : Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.