A história e a essência da universidade
Abstract
Neste artigo analisamos o surgimento, a gênese da Universidade como uma das “criações mais significativas” do medievo, destacando as principais instituições originárias daquele período, bem como as suas influências e seus modelos de ensino (o francês, o alemão e o norte-americano). Após, encetamos algumas reflexões sobre a essência da Universidade e o seu papel fundamental num país terceiro-mundista.
References
AZEVEDO, Fernando de. A Educação entre dois Mundos. In: Obras completas de Fernando de Azevedo. São Paulo : Melhoramentos, s.d.
CHARLE, Chistophe; VERGER, Jacques. História das universidades. Tradução de Elcio Fernandes. São Paulo : UNESP, 1996.
DRÈZE, Jacques; DEBELLE, Jean. Concepções da universidade. Tradução de Francisco de Assis Garcia e Celina Fontenele Garcia. Fortaleza : Universidade do Ceará, 1983.
DURHAN, Eunice. A reforma da universidade. Texto xerocopiado, s.d.
FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo : Alfa-Omega, 1975.
LEITE, Denise; MOROSINI, Marília. Universidade no Brasil: a idéia e a prática. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, 73, (174), p. 242-254, 1992.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação – da antiguidade aos nossos dias. 4.ed. São Paulo : Cortez, 1995.
NEWMAN, John Henry. Origem e progresso das universidades. Tradução de Pe. Roberto Saboia de Medeiros. São Paulo : [s.n.], 1951.
PINTO, Álvaro Vieira. A questão da universidade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. História da filosofia – do romantismo até nossos dias. São Paulo : Paulus, 1991. V. III.
RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. 4.ed. São Paulo : Cortez, 1997.
TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil – análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas, 1989.
ULLMANN, Reinholdo; BOHNEN, Aloysio. A universidade – das origens à Renascença. São Leopoldo : UNISINOS, 1994.
WHITEHEAD, Alfred North. Os fins da educação e outros ensaios. Tradução de Leônidas Gontijo de Carvalho. São Paulo : Cia. Editora Nacional / Editora da Universidade de São Paulo, 1969.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.