A luta pela educação escolar diferenciada entre os Kaiowá/Guarani de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1243Abstract
_References
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.
MATO GROSSO DO SUL. Conselho Estadual de Educação, Deliberação n. 4324/95. Diário Ofi cial do Estado, Campo Grande, n. 4127, p. 3, 26 set. 1995.
_____. Conselho Estadual de Educação, Parecer n. 167/95. Diário Oficial do Estado, Campo Grande, n. 4081, p. 7, 20 jul. 1995.
_____. Secretaria de Educação. Diretrizes Gerais/Educação Escolar Indígena. Campo Grande : SED/MS, 1992. (Cadernos Políticas Educacionais, vol. 2).
MEC. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena Brasília. (Cadernos educação básica, série institucional, 2).
Documentos indígenas:
I ENCONTRO de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá sobre Educação Escolar Indígena - Vila São Pedro. Dourados, junho de 1991 (Documento fi nal).
II ENCONTRO de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá sobre Educação Escolar Indígena - Aldeia Limão Verde. Amambai, novembro de 1991 (Documento final).
III ENCONTRO de Professores, Lideranças e Caciques Guarani (Pãi Tavyterã e Ñandeva) sobre Educação Escolar Indígena – Vila São Pedro, setembro de 1992 (Documento final).
PROPOSTA de Regimento Escolar das Escolas Kaiowá/Guarani. (Última versão elaborada a partir da última discussão feita durante o 6º Encontro de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá). Movimento dos Professores Guarani e Kaiowá do MS, 1995.
RELATÓRIO ao Secretário de Educação do Estado, Aleixo Paraguassu (anexo de documento elaborado na Aty Guasu). Caarapó, março de 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.