Desafios e conquistas do território e do desenvolvimento local: a comunidade Santa Luzia, do Distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i46.169Keywords:
Desenvolvimento Local, comunidade, escola do campoAbstract
O presente artigo apresenta discussões sobre o impacto da implantação da Capela Santa Luzia na área rural do Distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, MS, e o seu papel enquanto agente de transformação do território, proporcionando o Desenvolvimento Local Endógeno e promovendo a Educação no Campo. Este trabalho está organizado em duas partes, sendo que a primeira apresenta o referencial teórico dos autores Santos (2002) e Ávila (2003), em que se ressalta a compreensão de desenvolvimento local e a educação no campo pelos sujeitos envolvidos na constituição da comunidade. Na segunda parte, apresentamos a experiência no contexto sócio-histórico, dos agentes da comunidade Santa Luzia. Nas considerações finais, destacam-se os benefícios tanto da comunidade religiosa, quanto da escola, sobre a vida da comunidade.
References
ABRAMOWAY, Ricardo. O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
ARAUJO, Claudiana Aparecida Leal; TÉOPHILO, Carlos Renato. Desenvolvimento local: uma leitura das associações nas comunidades rurais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 03 a 06 set. 2012. Niterói RJ: ANINTER-SH / PPGSD-UFF.
ÁVILA, Vicente Fideles. Cultura, desenvolvimento local, solidariedade e educação, 2003. Disponível em: <www.desenvolvimentolocal.ucdb.br>. Acesso em: 07 ago. 2013.
______. Educação escolar e desenvolvimento local: realidade e abstração no currículo. Brasília: Plano, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
______. Referências Nacionais para a Educação do Campo. Brasília, 2004.
CAMPO GRANDE, MS. Extrato do convênio n. 16 – Município de Campo Grande/MS com interveniência da Secretaria Municipal de Educação e a Arquidiocese de Campo Grande. Diogrande, Campo Grande, n. 161, 2 set. 1998. p. 02.
______. Decreto n. 8.007/2000 – Dispõe sobre a criação da Escola “Oito de Dezembro – Pólo”. Diogrande, Campo Grande, n. 573, 11 maio 2000. p. 01.
______. Extrato da OES n. 128/2001 e n. 129/2001 – Serviços de execução de obras. Diogrande, Campo Grande, n. 892, 24 ago. 2001. p. 03.
______. Aviso de resultado de licitação n. 168/2004 – Tomada de preços, processo n. 33.136/2004-11. Diogrande, Campo Grande, n. 1615, 22 jul. 2004. p. 11.
LETRA - Santa Luzia – Abel e Caim. Disponível em: <http://novenadaqueridinha.blogspot.com.br/2009/09/letra-santa-luzia-abel-e-caim.html>. Acesso em: 10 ago. 2013.
KUMMER, Lidia. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ, 2007.
SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In: SANTOS, Milton et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2002.
______. A natureza do espaço. São Paulo: Editora Edusp, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.