Turismo e a cadeia produtiva de eventos de Campo Grande- -MS: desenvolvimento socioeconômico e cultural local
Keywords:
1. Turismo, 2. Eventos, 3. Desenvolvimento socioeconômico e cultural.Abstract
Os eventos são originários das antigas civilizações, quando as reverênciase os cerimoniais faziam parte dos rituais ao ser supremo, que marcaram a história da humanidade. Os eventos estão diretamente relacionados com o Turismo, pois fazem parte de seu efeito multiplicador. Cada segmento de Turismo possui características peculiares, principalmente os ligados a eventos, que necessitam de atendimento diferenciado e qualificado, tanto para os participantes, quanto para o planejamento adequado. Diante dos dados obtidos na pesquisa in loco em Campo Grande-MS, foram diagnosticadas deficiências por parte dos profissionais ligados a eventos. Com uma Política de Planejamento Estratégico integrando os empresários do tradeturístico, comunidade local, organizações governamentais e não-governamentais, mão-de-obra qualificada, destacando a importância de fomentar esta atividade de forma sustentável, aproveitando os potenciais e equipamentos existentes na sazonalidade turística, para a captação e geração de novos empregos e divisas para acidade, pode-se transformar Campo Grande-MS em um Pólo de Turismo de Eventos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural local.References
ANDRADE, Renato Brenol. Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS, 1999.
ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis (Org.). Turismo: segmentação de mercado. 4. ed. São Paulo: Futura, 1999.
ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a história: história geral e história do Brasil. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999.
BAPTISTA, Mário. Turismo: competitividade sustentável. Lisboa: Verbo, 1997. BARRETO, Margarita Angeli. Planejamento e organização em turismo. Campinas: Papirus,1991.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 5. ed. São Paulo: Senac, 2001.
_____. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas: Papirus, 1995.
CAMPO GRANDE - 100 ANOS DE CONSTRUÇÃO. Campo Grande: Matriz, 1999.
CAMPO GRANDE: a cidade onde moro. Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Educação. Campo Grande: UFMS, 1998.
CASTILHO, Maria Augusta de. Manual para elaboração de monografia em ciências jurídicas. Campo Grande: UCDB, 1998.
CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.
FREITAS, Maria Íris Teixeira de. Cerimonial e etiqueta: o ritual das recepções. Belo Horizonte: UNA, 2001.
GIÁCOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: evento, líder de opinião pública. 2. ed. São Paulo: Scritta, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GUIMARÃES, Alexandre S, JESUS, Djanires L. Turismo de eventos: desenvolvimento sócio-econômico e cultural para Campo Grande-MS. 2001.Monografia (Graduação em Turismo) – UCDB, Campo Grande, 2001.
LINS, Augusto Estellita. Etiqueta, protocolo e cerimonial. Brasília - DF: Escopo, 1985.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.
MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de eventos. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
MINICUCCI, Agostinho. Técnicas do trabalho de grupo. São Paulo: Atlas, 1987.
MIYAMOTO, Massahiro. Administração de congressos científi cos e técnicos: convenções, seminário, painel, assembléia e outros. São Paulo: Sprint, 1987.
REJOWSKI, Mirian. Turismo e pesquisa científi ca: pensamento internacional x situação brasileira. Campinas: Papirus, 1996. ROLIM, Liz Cintra. Educação e lazer: a aprendizagem permanente. São Paulo: Ática, 1989.
RUSCHMANN, Doris van de Meene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção ao meio ambiente. Campinas: Papirus,1997.
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 7. ed. Porto Alegre: Sulina, 1978.
SENAC, DN. Introdução a turismo e hotelaria. Rio de Janeiro: Senac, 1998.
____. Lazer e recreação. Rio de Janeiro: Senac, 1998.
____. Negociação para o trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Senac, 1996.
TOMAZELI, Luiz Carlos. O marketing como vetor para o desenvolvi mento econômico. Porto Alegre: Editora Ortiz,1990.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo e qualidade: tendências contemporâneas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
VAZ, Gil Nuno. Marketing turístico – receptivo e emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados. São Paulo: Pioneira, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.