Escoliose em adolescente de 10 a 16 anos de escola particular de Campo Grande-MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.907Keywords:
1. escoliose, 2. escola, 3. adolescente.Abstract
A escoliose se define por uma curvatura lateral da coluna, mais propriamente uma curvatura latero-lateral rotacional, podendo ocorrernas regiões cervicais, torácica ou lombar da coluna. Ocorre com mais freqüência na infância, causando alteração estrutural na pélvis, vértebras e caixa torácica. Se não for detectada e tratada durante osanos de crescimento pode levar a deformidades graves que prejudicam muito a postura. Teoricamente, as possíveis causas da deformidade são: má formação óssea durante o desenvolvimento, fraqueza muscular assimétrica e má postura geralmente em adolescente do sexo feminino conhecida como escoliose idiopática. Observaram-se diferentes padrões de crescimento na adolescência em indivíduos de ambos os sexos. A rapidez do crescimento acontece antes na colun atoráco-lombar e divide-se em três tipos: crescimento total do corpo, o crescimento da coluna e explosão de crescimento na puberdade.O início da explosão de crescimento nos meninos, acontece junto à idade cronológica de 11 a 16 anos, com um pico aos l4 anos de idade, logo após o surgimento dos pelos pubianos, o que difere muita das meninas, onde ocorre por volta da idade cronológica de 8 a 14 anos, junto ao aparecimento das mamas e pelos pubianos, com um pico aos 12 anos de idade, e a explosão total dura de dois a três anos. A coluna vertebral constitui-se de quatro curvas fisiológicas que se apresentam da seguinte forma: coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar,coluna sacral. Fundamenta-se a partir do estudo bibliográfico que o paciente com escoliose necessita ser avaliado afim de se detectar sua condição física, e possíveis alterações posturais em que se considera necessária intervenção precoce. Ao exame físico, avalia-se a intensidade e a localização da deformidade, visualiza-se a assimetria dos ombros, dos triângulos tóracobraquiais e da pelve, associando-se àpresença da gibosidade costal em que a flexão do tronco é fundamental (este de ADAMS). A avaliação tem importância no rastreamento de crianças e adolescentes para possível diagnóstico precoce da escoliose. Esta pesquisa ao campo possui base na avaliação física, detecção ou identificação da alteração postural em adolescentes entre dez a dezesseisanos na escola da rede particular Lúdio Martins Coelho Filho.References
BARROS FILHO, T. E. P.; BASILEO JÚNIOR, R. Coluna vertebral, diagnóstico e tratamento das principais patologias. São Paulo: Sarvier, 1997.
BIENFAIT, M. Fisiologia da terapia manual. São Paulo: Summus, 1987.
_____. Os desequilíbrios estáticos, fi siologia, patologia e tratamento fisioterápico. São Paulo: Summus, 1987.
BRADFORD, David S. et al. Escoliose e outras deformidades da coluna “o livro de Moe”. São Paulo: Livraria Santos, 1994.
CAILLIET, René. Escoliose. São Paulo: Manole, 1979.
_____. Síndromes dolorosas. São Paulo: Manole, 1988.
_____. Tecidos moles, dor e incapacidade. São Paulo: Manole, 1979.
GARDNER, Ernest et al. Anatomia humana: estudo regional do corpo humano. São Paulo: Guanabara Koogan, 1988.
GRIEVI, Gregori P. Moderna terapia manual da coluna vertebral. São Paulo: Panamericana, 1994.
HAMILL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Manole, 1999.
KAPANDJI, A.I. Fisiologia articular – tronco y raquis. España: Panamericana 1999.
KNOPLICK, José. A coluna vertebral da criança e do adolescente. Santa Cecília; Panamed, 1985.
_____. Enfermidades da coluna vertebral. São Paulo: Panamed, 1986.
NETTER, Frank H. Atlas da anatomia humana. Paraná: Artes Médicas Sul, 1999. (CD Rom).
ROTHMAN, Richard H.; SIMEONE, Frederick A. La coluna vertebral. Buenos Aires: Panamcana, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.