Avaliação dos teores nutricionais de produtos comercializados em redes de <em>fast foods</em> no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/1025Palabras clave:
nutrientes, consumidor, rótulo nutricional.Resumen
Objetivou-se analisar a composição nutricional referente ao sódio, lipídios, gordura saturada e calorias informada nos rótulos de produtos comercializados em redes de fast foods do Brasil. Foram avaliados 3.120 alimentos, representados em 14 categorias de alimentos fast foods. Detectou-se moderado/ alto teor em calorias na maioria dos produtos avaliados. As pizzas e produtos de frango tiveram mais de 90% das amostras classificadas com moderado teor de gordura. Quanto ao sódio, apenas as categorias de frutas, saladas e sobremesas apresentaram produtos com baixo teor do mineral. Houve grande variabilidade nos nutrientes analisados entre empresas e produtos da mesma categoria de alimentos. Conclui-se que os produtos fast foods comercializados no país apresentam grande variabilidade de resultados e elevados teores de sódio, lipídios, gordura saturada e calorias, contribuindo para uma ingestão diária elevada. Além disso, um grande número de empresas não disponibilizam as informações nutricionais de seus produtos, violando a legislação brasileira vigente.
Citas
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