O poder no processo decisóriona organização universitária
Resumen
O trabalho interroga a possibilidade de influência da comunidade acadêmica no processo decisório na Universidade, considerando o poder nesse tipo de organização. A partir de enfoques teóricos, a autora realiza pesquisa empírica na organização universitária, concluindo que a Universidade apresenta o poder com características predominantemente decorrentes do modelo burocrático, apesar da coexistência do modelo colegiado e político no processo de tomada de decisões. Conseqüentemente, identifica como mínimo o grau de influência da comunidade acadêmica no processo decisório na Universidade pesquisada.Citas
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é participação. 7. ed. São Paulo : Editora Brasiliense, 1992.
COELHO, Maria Francisca Pinheiro. O público e o privado na educação brasileira: uma questão semântica ou um conflito de interesses? In: Administração Educacional: um compromisso democrático. Dirce Mendes da Fonseca (org.). Campinas-SP: Papirus, 1994.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Brasília : Senado Federal, 1988.
CROZIER, Michel. O fenômeno burocrático. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1981.
DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2. ed. Rio de Janeiro : Faculdade Getúlio Vargas, Instituto de Documentação, 1987.
ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. 3. ed. São Paulo : Pioneira, 1973.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro : Graal, 1992.
GALBRAITH, J. Kenneth. Anatomia do poder. Tradução de Hilário Torloni. 3. ed. São Paulo : Pioneira, 1986.
LEITE, Denise e MOROSINI, Marília. Universidade no Brasil: a idéia e a prática. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 174, p. 242-254, Brasília: maio/agosto, 1992.
LUCKES, Steven. O poder. Cadernos da UnB, Brasília : Ed. Universidade de Brasília, 1980.
MATHIAS, Emmily Flugel. Um estudo sobre as influências do poder no processo decisório dos colegiados departamentais da Universidade de Brasília. Brasília, 1995. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.
MOTA, Fernando C. Prestes. O que é burocracia. São Paulo : Brasiliense, 1988.
VAHL, Teodoro Rogério. O processo decisório e a gestão das universidades federais brasileiras. In: Educação Brasileira, Brasília, v. 12, n. 2, p. 5-192, jul./dez. 1990.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. Ensino público não estatal: uma inovação. In: Ciência e Cultura, 40 (4), SBPC, abril/1988.
WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.