Frações ordinárias na 5ª série - um caminho possível

Autores/as

  • Conceição Aparecida Galves Butera

Resumen

O ensino da Matemática, relacionado sempre com dificuldades nos aspectos relativos à compreensão dos assuntos, ao desinteresse do aluno por uma disciplina que exige capacidade de abstração e, por isso, sempre distante do cotidiano e do “concreto”, tem se tornado um pesadelo para alunos e professores. Com o objetivo de desmistificar certos preconceitos relativos ao ensino da Matemática é que se propôs um estudo que envolvesse, ao memo tempo, vários elementos que pudessem interferir no ensino das frações. O assunto frações foi escolhido por apresentar, entre os estudantes de todos os níveis e às pessoas em geral, dificuldades evidentes no entendimento dos seus conceitos, dos seus algoritmos e de suas aplicações. A pesquisa foi realizada envolvendo o ensino das frações com duplas de alunos escolhidos pelo teste socio métrico de Moreno, como objetivo de verificar se o rendimento escolar é modificado quando existir uma relação de afinidade entre os componentes do grupo. Foi escolhido, para isso, o uso de “cartões”, como material didático pedagógico, que permitiria a construção de conceitos, via“concreto” das frações com a interpretação parte-todo em contextos discretos. A pesquisa ocorreu no Colégio Dom Bosco, Campo Grande-MS, nos meses de outubro e novembro de 1994, envolvendo 4 classes de 5ª série do 1º grau denominadas “grupos equivalentes”: de controle, cognitivista individual, cognitivista das duplas dos pares e cognitivistado teste sociométrico. Observou-se que o material didático pedagógico elaborado para a pesquisa foi a varíavel que mais provocou mudanças, na opinião do aluno. Entretando, quando indagados sobre o trabalho em duplas, 94% deles o preferiu em relação ao trabalho individual. Sobre a formação das duplas, a maioria preferiu a formada pelo teste sociométrico àquelas formadas pela professora. Quanto ao rendimento escolar, as médias obtidas revelam um desempenho superior dos alunos que trabalharam em duplas, ou com o material didático-pedagógico, em relação ao grupo de controle. Além da importância dada ao desempenho do aluno, como forma de avaliação, foram considerados outros aspectos importantes no processo ensino-aprendizagem das frações, como, por exemplo, a aprovação pelos alunos dos procedimentos adotados através de respostas escritas, como também de atitudes comportamentais tomadas por eles durante toda a pesquisa.

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Galves Butera, C. A. (2016). Frações ordinárias na 5ª série - um caminho possível. Multitemas, (7). Recuperado a partir de https://multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1276

Número

Sección

Artigos