Competência para educar e carisma para conquistar: o diferencial da gestão na escola salesiana

Autores/as

  • Rafael Zanata Albertini Missão Salesiana de Mato Grosso, Campo Grande, MS
  • Fábio dos Santos Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Celeida Maria Costa de Souza e Silva Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.146

Palabras clave:

gestão escolar, escola salesiana, Sistema Preventivo.

Resumen

Este artigo intenta correlacionar as questões da competência e do carisma na prática da gestão da escola privada salesiana. Trata-se de uma pesquisa de caráter estritamente bibliográfico, na qual as três seções procuram responder aos seguintes marcos referenciais: de onde veio, onde se encontra e aonde deve chegar a gestão salesiana. Ao final desse itinerário – que parte da história à gestão escolar salesiana – procura-se caracterizar seu diferencial, o qual está ligado à especificidade do Sistema Preventivo em relação às demais escolas, com indicações aos gestores salesianos para atenção no acompanhamento de processos, pessoas e no contexto da escola, para que as vertentes da competência e do carisma sejam igualmente garantidas, sem oposição nem prejuízo.

Citas

BOSCO, João. Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, 1815-1855. Tradução de Fausto Santa Catarina. 3. ed. rev. e amp. São Paulo: Salesiana, 2005.

BOSCO, Teresio. Dom Bosco. Uma biografia nova. São Paulo: Salesiana, 1997.

BRAIDO, Pietro. L’esperienza pedagogica di Don Bosco. Roma: LAS, 1988.

______. Prevenir, não reprimir. O Sistema Preventivo de Dom Bosco. São Paulo: Salesiana, 2004.

______. Dom Bosco. Padre dos jovens no século da liberdade. São Paulo: Editora Salesiana, 2008. v. 2.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

CASTRO, Afonso de. Caminhos pedagógicos: releitura do sistema pedagógico salesiano na sociedade pós-moderna. São Paulo: Salesianas, 1999.

______. Releitura do Sistema Preventivo na sociedade pós-moderna. Campo Grande, MS: UCDB, 2001.

______. Carisma para educar e conquistar. Espiritualidade, alegria e prazer na educação salesiana. São Paulo: Editora Salesiana, 2002.

______. Carta de Roma de Dom Bosco. Campo Grande, MS: UCDB, 2007a.

______. Presença institucional salesiana. Informações e orientações para os leigos que trabalham em nossas instituições. Campo Grande, MS: UCDB, 2007b.

DICASTÉRIO PARA A PASTORAL JUVENIL SALESIANA. A Pastoral Juvenil Salesiana. Quadro referencial. 3. ed. Brasília: Editora SDB, 2014.

FEIJÓ, Caio. Preparando os alunos para a vida. Curitiba, PR: Expoente, 2006.

FERREIRA, Antônio da Silva. Uma administração humana para nossas escolas. São Paulo: Editorial Dom Bosco, 1978.

______. Aspectos da educação e da existência humana. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1981.

KUZMA, Cesar. O papel dos educadores leigos na escola católica. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.

LENTI, Arthur J. Dom Bosco. História e carisma. [Expansão: de Valdocco a Roma (1850-1875)]. Brasília: EDB, 2013. v. 2.

LIBANIO, João Batista. Os desafios atuais da escola católica para a contemporaneidade. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.

OLIVEIRA. Jelson R. de. Escola em pastoral. Currículo evangelizador. In: TESCAROLO, Ricardo (Org.). Escolas católicas diante de um novo tempo. Curitiba, PR: Positivo, 2013.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

______. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

______. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

REDE SALESIANA DE ESCOLAS - RSE (Org.). Escola Salesiana na América. III Encontro Continental. Brasília: CISBRASIL-CIB, 2009.

RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

WAGNER, John; HOLLENBECK, John. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2004.

WERNECK, Hamilton. O que é a escola empreendedora. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2007.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Albertini, R. Z., Santos, F. dos, & Silva, C. M. C. de S. e. (2015). Competência para educar e carisma para conquistar: o diferencial da gestão na escola salesiana. Multitemas, (48). https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.146