A coordenação pedagógica e a gestão escolar: desafios na perspectiva da educação inclusiva

Autores/as

  • Heitor Romero Marques Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local - UCDB/MS
  • Adriana Cristina Lopes Martins UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v23i53.1628

Palabras clave:

gestão escolar, prática pedagógica, educação inclusiva

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições que o serviço da coordenação pedagógica pode dispensar à educação inclusiva, no âmbito da educação básica. O artigo, portanto, pretende explicitar, no primeiro momento, os aspectos relacionados às funções atribuídas à coordenação pedagógica; para tanto, faz-se um breve estudo sobre as vertentes defendidas pelos especialistas no assunto. A etapa seguinte discorre sobre a educação inclusiva, sobre seus avanços e sobre seus reais objetivos. O estudo está construído a partir das produções teóricas de pesquisadores brasileiros que se concentraram em pesquisar essa temática. A pesquisa segue o caráter de investigação bibliográfica; sendo assim, está preocupada em discorrer sobre a inclusão e como esta vem sendo trabalhada no âmbito da escola comum, bem como sobre as contribuições que o coordenador pedagógico pode dispensar para concretização desse modelo de educação.

Biografía del autor/a

Heitor Romero Marques, Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local - UCDB/MS

Licenciado em Ciências e Pedagogia, Especialista em Filosofia e Historia da Educação, Mestre em Educação - formação de professores, Doutor em Desarrollo Local y planteamiento territorial

Adriana Cristina Lopes Martins, UCDB

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Inclusiva

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Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Marques, H. R., & Lopes Martins, A. C. (2018). A coordenação pedagógica e a gestão escolar: desafios na perspectiva da educação inclusiva. Multitemas, 23(53), 183–196. https://doi.org/10.20435/multi.v23i53.1628