Museus e escolas: parceria na efetivação de ações culturais para a formação de público consumidor de cultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.2219

Palabras clave:

museu, escola, visitantes, memória, preservação.

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da origem do termo museu, suas implicações históricas, bem como a relação desse espaço cultural com a escola, apresentando o museu como local de integração com a cultura e com a memória. O artigo foi desenvolvido com base no método bibliográfico descritivo, pautado ainda no método dedutivo, com embasamento teórico em diversas fontes de consultas como: livros, artigos científicos, documentos, sites, para estabelecer a importância da relação do museu-escola para a construção do conceito de cultura. O texto apresenta uma reflexão contemporânea pontuando a escola como um espaço de educação formal, e os museus enquanto espaços educativos não formais. O artigo evidencia a relação de parceria entre os museus e as escolas, para a formação de público visitante dos museus e consequentemente de futuros consumidores de cultura.

Biografía del autor/a

Maria Christina Lima Félix Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Pedagoga e Mestre em Desenvolvimento Local. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado /Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Heitor Romero Marques, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Desenvolvimento Local pela Universidad Complutense de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco

Maria Augusta Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em História Social. Professora no Curso de Graduação de História e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco

Citas

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Publicado

2019-08-16

Cómo citar

Santos, M. C. L. F., Marques, H. R., & Castilho, M. A. (2019). Museus e escolas: parceria na efetivação de ações culturais para a formação de público consumidor de cultura. Multitemas, 24(57), 39–58. https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.2219