Responsabilidade pós-consumo de embalagens de agrotóxicos: estudo de caso sobre a logística reversa em Dourados, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.2964

Palavras-chave:

resíduos de agrotóxico, instrumento de logística reversa, estudo do setor em Dourados, MS.

Resumo

A pesquisa investigou a aplicação do instituto de logística reversa, previsto na Lei n. 12.305/10, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para embalagens de agrotóxico em Dourados, MS. O trabalho analisou o cumprimento e os principais obstáculos da norma no município. Além da pesquisa teórica, foi realizado um estudo de caso que consistiu em: analisar o cumprimento em nível municipal da PNRS; investigar os principais obstáculos para o cumprimento da PNRS; verificar a atuação dos órgãos de defesa e de fiscalização do setor de logística reversa. Foram feitas visitas e entrevistas semiestruturadas com funcionários de órgãos fiscalizadores. Depreende-se que o setor está consolidado, porém não se observa uma atuação efetiva dos envolvidos no setor para diminuir o uso dos defensivos agrícolas. Além disso, faltam servidores para que a fiscalização seja específica, e não por amostragem, bem como para a coleta de dados e observação de riscos potenciais ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Verônica Maria Bezerra Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta nos cursos de graduação e no mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), MS. Líder do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito.

Franciele Roberto Caramit Baltha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduanda em Direito na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduação em Engenharia de Alimentos pela UFGD.  Membro do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito.

Referências

BARREIRA, L. P.; PHILIPPI, A. J. A problemática dos resíduos de embalagens de agrotóxicos no Brasil. In: CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 28., 27-31 out., 2002, Cancún/São Paulo. Anais [...]. Cancún/São Paulo: USP, 2002.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, 3 ago. 2010.

BURSZTYN, Marcel; FERRAZ DA FONSECA, Igor. Mercadores de moralidade: a retórica ambientalista e a prática do desenvolvimento sustentável. Ambiente & Sociedade, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 169-86, jul./dez. 2007.

HANNIGAN, John. Sociologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.

IBGE. População estimada: IBGE, diretoria de pesquisas, coordenação de população e indicadores sociais, estimativas da população residente com data de referência em 1º de julho de 2017. IBGE, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 8 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS [INPEV]. Relatório de sustentabilidade. INPEV, São Paulo, 2018. Disponível em: https://inpev.org.br/relatorio-sustentabilidade/2018/pt/index.html. Acesso em: 10 maio 2019.

LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 19. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2011.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco: doutrina jurisprudência, glossário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

PINHEIRO DO NASCIMENTO, Elimar. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 74, p. 51-64, 2012.

PRIOTTO, Márcio Aurélio. Alternativa de destino para embalagens usadas de glifosato. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento de Tecnologia) – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Curitiba, PR, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Guimarães, V. M. B., & Baltha, F. R. C. (2021). Responsabilidade pós-consumo de embalagens de agrotóxicos: estudo de caso sobre a logística reversa em Dourados, MS. Multitemas, 26(62), 85–102. https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.2964