La unidad de diseño y gráfica de la marca del Campeonato Brasileño de Fútbol Masculino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3828

Palabras clave:

branding, identidad visual, marca, fútbol, Campeonato Brasilero

Resumen

El Campeonato Brasileño de Fútbol Masculino es una competencia anual que involucra a los 20 mejores equipos de Brasil y, en 2021, se transmitió en 5 plataformas diferentes, y cada emisora ​​​​tiene su propia forma de ilustrar la información de los partidos a través de su paquete gráfico. En ese sentido, la presente investigación tiene como objetivo, a través de una encuesta cualitativa, analizar las respuestas de los consumidores de la competencia de fútbol más popular del país sobre la capacidad de identificar el campeonato a través de sus elementos gráficos aplicados en transmisiones en vivo, ya sea por televisión. plataformas de transmisión. Con el resultado obtenido se sustentó la necesidad de crear un manual de identidad visual, trayendo así una asertividad en las aplicaciones de la marca en sus elementos de apoyo en cualquier transmisión que involucre su contenido, fidelizando al consumidor con la marca del torneo, creando así una proximidad entre ella y el fan.

Biografía del autor/a

Lucas Pereira Ramos, Universidade Feevale

Bacharel em Design pela Universidade Feevale. Designer gráfico na Prawer Chocolates.

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Inclusão Social e Acessibilidade e graduado em Design de Produto Ergonômico pela Universidade Feevale. Professor no Curso de Design da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale. Professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS. 

Citas

AAKER, David. Marcas: brand equity - gerenciando o valor da marca. 10. ed. São Paulo: Elsevier; Negócio editora, 1998.

ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS [ADGBrasil]. ABC da ADG: glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico. São Paulo: Blucher, 2012.

ATLÉTICO-GO 1 x 1 Cuiabá | melhores momentos | 3ª fase da copa do Brasil 2022. São Paulo: ge.globo, 2022. 1 vídeo (3 min. 27 seg.). Publicado pelo canal ge. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KkJfVDWRQJw. Acesso em: 27 set. 2022.

BDDB BRANDING DESIGN. Uma empresa sem identidade visual coloca em risco sua existência. BDDB [online], Miami, jun. 2021. Disponível em: https://bddb.ag/uma-empresa-sem-identidade-visual-coloca-em-risco-sua-existencia/. Acesso em: 8 maio 2023.

CAMEIRA, Sandra. Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca. São Paulo: Senac, 2016.

CONSOLO, Cecilia. Design estratégico: do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.

CORRAZE, Jacques. As comunicações não verbais. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

DIXONBAXI. DixonBaxi create a radical, new global TV experience for Premier League. DIXONBAXI Be Brave [online], London, 2020 .Disponível em: https://dixonbaxi.com/premier-league-2020/. Acesso em: 27 set. 2022.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

NUNES, Gilson; HAIGH, David. Marca: valor do intangível, medindo e gerenciando seu valor econômico. São Paulo: Atlas, 2003.

PEÓN, Merie. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

PIGNATARI, Decio. Semiótica & literatura. 6. ed. Cotia: São Paulo, 2004.

PRODANOV, Cleber; FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2003.

VOLLI, Ugo. Manual de Semiótica. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Ramos, L. P. ., Almada, J. F. ., Barth, M., & Pinheiro, C. M. P. (2023). La unidad de diseño y gráfica de la marca del Campeonato Brasileño de Fútbol Masculino. Multitemas, 28(68), 127–147. https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3828