Leitura: importância e possibilidades

Autores

  • Cleide Pereira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i0.675

Palavras-chave:

leitura conhecimento aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, buscou-se verificara proficiência dos alunos em leiturabem como a sua importância paraa construção do conhecimento. Ainvestigação foi realizada por meio dequestionário, com uma amostra de30 alunos do 6o ano do Ensino Fundamentalde uma Escola Municipal deCampo Grande-MS e seus respectivosprofessores, referente às oito áreasdo conhecimento que compõem ocurrículo escolar. A análise qualitativamostra que tanto os alunos quanto osprofessores consideram importante aleitura para a construção dos saberes.No entanto, percebem-se contradiçõesnas afirmações e na prática educativados professores. Tendo em vista a importânciado ato de ler para a emancipaçãodo indivíduo, é fundamentalque os professores, de todas as áreasdo conhecimento, tenham consciênciade que para conseguirem alunoscom proficiência em leitura, precisamdesenvolver essa habilidade por meiode uma prática constante, que visa àformação de um leitor competente.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos doensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1983.GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática,1999.KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1993.SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. 3. ed. Campina,SP: Papirus, 1991.SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegra:ArtMed, 1998.VASCONCELOS, Gláucia Lima. Práticas de leitura em sala de aula. CampoGrande: UCDB, 2005. (Coleção Teses e Dissertações em Educação, v. 5).

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Gomes, C. P. (2016). Leitura: importância e possibilidades. Multitemas. https://doi.org/10.20435/multi.v0i0.675

Edição

Seção

Artigos