Perfil dos acadêmicos do Curso de Biologia da UCDB (1998-2001) e concepções sobre o curso
Palabras clave:
perfi l, concepção, avaliação.Resumen
O presente artigo teve o objetivo de analisar o perfil dos acadêmicos do Curso de Biologia, da Universidade Católica Dom Bosco, no ano de 2001, em Campo Grande-MS, e verificar a concepção dos mesmos sobre o curso. Para isso foi utilizado o método não probabilístico utilizando-se a amostragem acidental. Segundo os resultados, a concepção atual sofreu diferença em relação à inicial, essas alterações devem ter ocorrido em função das expectativas esperadas pelos acadêmicos em relação ao curso, muitas das quais não estavam sendo correspondidas, causando um nível de insatisfação muito grande em relação ao curso escolhido. Essa insatisfação pode estar influenciada pelos aspectos positivos e negativos do curso. Os principais aspectos positivos do curso, segundo os acadêmicos, são os professores, as matérias e o campo de trabalho, no entanto, a mensalidade, o estágio e a coordenação foram citados como pontos negativos do curso.Citas
ANDRADE, A. E.; SAVIANI, D.; SOUZA. E. M. et al. Universidade e o desenvolvimento regional. Fortaleza: UFC, 1980. 291 p.
BIANCHI, Ana Cecília de Moraes; ALVARENGA, Maria Alvarenga; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 2002. 101 p.
CARNEIRO, João Marinonio; CARNEIRO, Iara Elfriede Enke Aveiro. Estrutura e funcionamento do ensino superior na área de saúde. São Paulo: Atheneu, 1996. 186 p.
DEMO, Pedro. Desafi os modernos da educação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 272 p.
FONSECA, Jairo Simon; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de estatística. 6. ed. São Paulo: Altas, 1996. 320p.
FONTES, Lauro Barreto. Orientação profi ssional: recrutamento, seleção e informação profi ssional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980. 136 p.
LUCKESI, Cipriano; BARREIRA, Elói; COSMA, Jose; BAPTISTA, Naidison. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 232 p.
MARTINS, Carlos Benedito. Ensino pago: um retrato sem retoques. São Paulo: Cortez, 1988. 209 p. SOMBRA. S. Bases e diretrizes do ensino superior. 2. ed. Vassouras, 1979. 15 p.
SCHWARTZMAN, Simon. O Ensino Superior no Brasil - 1999. Política e Cultura. Disponível em: <http://www.airbrasil.org.br/simon/presen.htm>. Acesso em: 15/10/01
UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino. Tendências da educação superior para o século XXI. Paris, 5 a 9 de outubro de 1998. Anais... Brasília: CRUB, 1999.
Universidade Católica Dom Bosco. Projeto pedagógico da UCDB. Campo Grande/MS. 1997. 21 p. (mimeo).
______. Projeto pedagógico de Biologia. Campo Grande/MS. 1998. (mimeo).
______. Proposta de um curso de Biologia – Licenciatura/Bacharelado. Departamento de Ciências. Campo Grande-MS, 1993. (mimeo).
______. Relatório para reconhecimento do curso de Biologia. Campo Grande/MS, 1997. (mimeo).
VIEIRA, Vânia Franciscon; SORDI, Rosângela de; CAMPOS, Luiz Fernando de Lara. Monitoramento do perfi l dos alunos de graduação, relato de uma proposta. Revista de Educação e Ensino, Bragança Paulista: USF, v. 2, n. 1, p. 101-109, jan./jun. 1997.
XIMENES, Daniel de Aquino. Avaliação das condições de oferta: análise da avaliação de desempenho dos cursos de graduação. Revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, v. 21, n. 43, jul./dez. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.