A importância dos instrumentos quantitativos na formação do economista
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i22.912Resumen
Este artigo defende a relevância de oferecer aos alunos de um curso de ciências econômicas disciplinas de caráter quantitativo dentro da carga horária básica e específica de formação profissional.O artigo apresenta argumentos próprios, reforçados com citações de alguns economistas brasileiros de renome. Após uma abordagem introdutória sobre os métodos quantitativos na Economia e o papel da matemática como linguagem, damos destaque na parte central, ao instrumental econométrico, como catalizador dos conteúdos da teoria econômica, a matemática e a estatística. Duas seções adicionais fazem referência breve à retórica na economia e à teoria dos jogos, e uma reflexão final é apresentada sobre o exercício mental que as disciplinas quantitativas oferecem, de indispensável valia para a formação integral de um economista.Citas
BIDERMAN, C. et al. Conversas com economistas. São Paulo : Editora 34, 1996.
BINMORE, K. Teoria de los juegos. Madrid : McGraw-Hill, 1994.
HILL, C.; GRIFFITHS, W.; JUDGE G. Econometria. São Paulo : Saraiva, 1999.
SAMPAIO, W. S. Manuais de Economia: paradigma e retórica. In: Movendo Idéias, Belém, vol. 4, n. 5, p. 86-92, jan. 1999.
SANDRONI, P. Novo Dicionário de economia. 2. ed. São Paulo : Best Seller, 1994.
SANTOS, T. C. L. dos. A ciência econômica e os métodos quantitativos. In: Movendo Idéias, Belém, vol. 4, n. 5, p. 38-85, jun. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.