O design e a unidade gráfica da marca do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3828

Palavras-chave:

branding, identidade visual, marca, futebol, Campeonato Brasileiro

Resumo

O Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino é uma competição anual que envolve as 20 melhores equipes do Brasil e, no ano de 2021, foi transmitido por 5 diferentes plataformas, sendo que cada emissora possuía a sua maneira de ilustrar as informações das partidas por meio de seu pacote gráfico. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo, por intermédio de um levantamento qualitativo, de analisar as respostas de consumidores da competição de futebol mais popular do país, acerca da capacidade de identificação do campeonato por meio de seus elementos gráficos aplicados em transmissões ao vivo, seja pela televisão, seja por plataformas de streaming. Com o resultado obtido, fundamentou-se a necessidade da criação de um manual de identidade visual, trazendo, assim, uma assertividade nas aplicações da marca, em seus elementos de apoio, em qualquer transmissão que envolva o seu conteúdo, fidelizando o consumidor à marca do torneio, criando, assim, uma proximidade entre ela e o torcedor.

Biografia do Autor

Lucas Pereira Ramos, Universidade Feevale

Bacharel em Design pela Universidade Feevale. Designer gráfico na Prawer Chocolates.

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Inclusão Social e Acessibilidade e graduado em Design de Produto Ergonômico pela Universidade Feevale. Professor no Curso de Design da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale. Professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS. 

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Ramos, L. P. ., Almada, J. F. ., Barth, M., & Pinheiro, C. M. P. (2023). O design e a unidade gráfica da marca do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino. Multitemas, 28(68), 127–147. https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3828