O comportamento do consumidor de automóveis

Autores

  • Renan da Cunha Soares Junior Curso de Psicologia da UCDB
  • Ana Cristina Alves Lima Centro Universitário de Araraquara
  • Heloisa Bruna Grubits Freire Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/1117

Palavras-chave:

psicologia do consumidor, automóveis, comportamento.

Resumo

O presente trabalho versa sobre o comportamento dos consumidores de automóveis. Foi realizada uma pesquisa de artigos, dissertações e teses, utilizando ferramentas como o Scielo, Bireme, Banco Nacional de Teses. Foram utilizados os trabalhos com datas de 1995 a 2014. Muitos são os motivos para a compra de um veículo, como a ineficiência das políticas públicas de transporte e da compreensão da posse do automóvel como um símbolo de status, de ascensão social e de poder. O objetivo foi demonstrar as características do comportamento do consumidor, por meio de pesquisas já realizadas. Fica evidente que existe uma mudança na significação da posse do veículo com o seu uso nas vias. A psicologia centra-se nas questões relativas ao status do veículo e deste como objeto de poder. A comunicação preocupa-se com motivadores de consumo e os desdobramentos necessários aos fabricantes e revendedores para que fidelizem seus clientes e maximizem suas vendas.

Biografia do Autor

Renan da Cunha Soares Junior, Curso de Psicologia da UCDB

Possui graduação em Psicologia (2003) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2007) com a Dissertação " Comportamento de Risco no Trânsito em Motoristas de Campo Grande-MS". Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP (2014), Especialista em Psicologia da Comunicação e do Marketing pela UNIARA-SP (2015). Atualmente é Aluno Especial do Programa de Doutorado em Psicologia da Saúde da UCDB. Psicólogo Assessor Técnico da Diretoria de Habilitação e Educação de Trânsito do DETRAN/MS (2011-2014). Atualmente é Coordenador do Curso Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, Professor de Psicologia do Trânsito e Psicologia da Saúde III , Supervisor de Estágio em Saúde. É Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito -CETRAN-MS (2010 - Atual). Atua principalmente nos seguintes temas: Trânsito e Subjetividade, Segurança de trânsito, Mobilidade Humana, Comportamento de Risco no Trânsito, Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Avaliação Psicológica.

Ana Cristina Alves Lima, Centro Universitário de Araraquara

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2000) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2003). Atualmente é Professora do Centro Universitário de Araraquara e Coordenadora da Pós Graduação EAD-Psicologia do Centro Universitário de Araraquara. 

Heloisa Bruna Grubits Freire, Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCDB

Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo e Psicologia Licenciatura Plena, ambas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialista em Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, pelo CESIR; Especialista em Equitação, pela Escola de Equitação de Exército (EsEqEx); Mestre em Psicologia, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Doutora em Ciências Biomédicas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Coordenadora do Programa de Equoterapia (PROEQUO-UCDB). Ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia, na qual também é orientadora e pesquisadora. É líder do grupo de pesquisa CNPQ "Equoterapia: teoria e técnica". Parecerista de revistas e congressos nacionais e internacionais. Atua nos seguintes campos: Psicologia da Saúde, Saúde Mental de Estudantes, Equoterapia e Equitação Terapêutica. Tem pesquisado os seguintes temas: Equoterapia e Equitação Terapêutica; Saúde Mental, Qualidade de Vida e Coping em Estudantes Universitários.

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Publicado

2016-09-22

Como Citar

da Cunha Soares Junior, R., Alves Lima, A. C., & Freire, H. B. G. (2016). O comportamento do consumidor de automóveis. Multitemas, 21(50). https://doi.org/10.20435/1117